Pilates no Emagrecimento





Pilates é um método que envolve o movimento corporal e que, através de seis princípios chaves, busca conectar corpo e mente para uma realização completa.

Respiração, fluidez, concentração, controle, centro de força (o famoso Power House) e precisão compõem os 6 princípios do método, antes conhecido como Contrologia, que quando alcança a perfeita execução do exercício significa uma conexão entre o corpo/mente.

Por isso, o Pilates no emagrecimento pode atuar como um condicionamento físico e por isso pode ser utilizado como uma opção de atividade física, trabalhando o corpo de forma integrada.

Compreender o processo da perda de peso significa entender como funciona a fisiologia do nosso corpo quanto ao consumo de e armazenamento de calorias, e saber como o Pilates no emagrecimento vai atuar.

O metabolismo atua de forma individual de cada indivíduo, alguns processam os alimentos de forma mais rápida, já outros com mais dificuldade sendo conhecido como metabolismo lento.

Isso influencia na balança energética do organismo e a ingestão de alimentos precisa ser diferenciado, assim como a rotina de exercícios e, inclusive o tipo de atividade que irá ajudar nesse processo.

A perda de peso pode acontecer através do aumento do gasto calórico pelo exercício e/ou pela diminuição da ingestão de calorias pela dieta. A famosa frase "nós somos o que comemos" não fica tão figurativa nos tempos atuais, pois muito do que ingerimos pode se transformar em calorias ruins para o nosso organismo que permite o acúmulo de gordura e ganho de peso.

As células do nosso corpo são programadas para guardar energia e faz isso a partir do que ingerimos ao longo do dia. Uma dieta balanceada não oferece benefícios somente para a saúde, oferece calorias boas para ser armazenada pelo organismo.

Uma pessoa com sobrepeso ou acima do peso têm um reservatório de calorias em forma de gordura, muito do que foi ingerido e/ou não gasto. Para contrabalancear a forma como nos alimentamos, o corpo utiliza dessa energia acumulada em forma de gordura, para realizar as atividades.

Entretanto, essas atividades como o Pilates no emagrecimento devem ser acima do gasto de energia basal, ou seja, precisa ser maior do que a quantidade que o corpo utiliza somente para ser manter funcionando.

É senso comum que a prática de hábitos saudáveis é importante sim, seja qual for o objetivo dentro do Pilates no emagrecimento.

Ter hábitos alimentares saudáveis, praticar atividade física, beber mais água, cuidar da sua mente e organizar seu dia estão entre as recomendações mais comuns.

E por que uma atividade física que cuida da mente e do corpo não poderia oferecer o "benefício" do Pilates no emagrecimento?

Devemos nos atentar a algumas coisas quando temos por objetivo o Pilates no emagrecimento. Por exemplo, a seleção de exercícios, considerando o gasto energético não somente durante o movimento, como pós-exercício e a intensidade de cada movimento escolhido.

Ao falar de intensidade, estamos nos referindo ao esforço exercido pelo aluno para realizar um determinado exercício, ou seja, quanto maior o esforço para executar o Método, maior será a intensidade.

O emagrecimento não é o principal objetivo do método, ele não é uma atividade voltada para a perda de peso, por isso se seu aluno busca seu Studio com essa finalidade deve ser explicado que esse não é o foco, mas ele pode ajudar no emagrecimento.

Pilates Master 3 em 1 - Emagrecimento + Dor Lombar + Biomecânica

Se você quiser trabalhar com Pilates no Emagrecimento e de uma forma mais completa com o Pilates Clinico, precisa conhecer esses 3 seminários. São três seminários 100% online que, juntos, ampliarão a sua gama de atuação com o Pilates Clínico. Você terá o conhecimento combinado de 3 especialistas experientes falando sobre emagrecimento, dor lombar e avaliação do movimento, em aulas com rico conteúdo teórico e demonstrações práticas que poderão ser reproduzidas facilmente por um profissional graduado e capacitado. Clique aqui e saiba mais!





Comente:

Nenhum comentário