Pilates e o preparo para o parto







A maioria dos exercícios do pilates trabalha um grupo de músculos extremamente importantes na gestação e no trabalho de parto: o assoalho pélvico.

O assoalho pélvico é uma estrutura similar a uma cama elástica ou a um tapete. Fica ao fundo da pelve óssea (bacia), no fim da cavidade pélvica, onde se localizam a bexiga, o útero, o reto e os intestinos. É formado por um grupo de aproximadamente 13 músculos, ligamentos e tecidos, conhecidos como fáscias.


Durante a gestação, toda essa musculatura é extremamente demandada, pois é onde o bebê se desenvolve e onde boa parte da pressão pelo ganho de peso se concentra.

No trabalho de parto, essa estrutura sofrerá os impactos das contrações e da passagem da criança. Por isso, ter essa musculatura fortalecida é essencial para que a mulher consiga fazer a força necessária para o nascimento do bebê.

Durante os exercícios de pilates, é necessário contrair o abdômen e toda a região pélvica — o que também acaba sendo um treinamento para o parto normal, quando a gestante terá que fazer um movimento semelhante para expulsar o bebê.

Com essa musculatura fortalecida, há menor percepção de dor, e a condução do parto tende a ser mais fácil.

Além de trabalhar o fortalecimento e o alongamento global, a mobilidade de coluna e pelve, entre outros trabalhos musculares, o método deixará as mamães mais tranquilas. Principalmente por causa da respiração e dos movimentos lentos e controlados, o Pilates, vai trabalhar a diminuição da ansiedade e stress, muito comum nessas alunas, desde o teste positivo até o nascimento do bebê.

E essa tranquilidade vai impactar diretamente no parto dessa gestante. Como hoje em dia, a maioria das mulheres tem buscado por um parto normal, elas vão precisar de paciência e tranquilidade para aguardar a vontade de nascer do bebê.

DICA ESPECIAL:

Conheça o Programa Mamãe Saudável - Pilates para gestantes

Esse programa é voltado para mulheres que estão planejando a gravidez, gestantes e mamães no pós parto, que desejam manter uma gestação saudável e prevenir as dores e/ou desconfortos desagradáveis, além de uma rápida recuperação do seu corpo após o parto. Clique aqui e saiba mais!




Comente:

Nenhum comentário