O Pilates e as recomendações para os exercícios físicos







De acordo com as recomendações feitas pelo American College of Sports Medicine (ACSM), devemos realizar atividades aeróbias, atividades de resistência muscular localizada, atividades de flexibilidade e atividades neuromusculares(ou funcionais), além de atividades diárias como tarefas domésticas, por exemplo.

Sobre as atividades aeróbias, devemos realizá-las cinco vezes por semana durante um período de 30 a 60 minutos com intensidade moderada -ou 150 minutos semanais; ou três vezes por semana durante 20 a 60 minutos com intensidade alta(exercício vigoroso) – ou 75 minutos semanais; ou ainda a combinação das intensidades de exercícios.

As atividades de resistência muscular localizada devem ser feitas de 2 a 3 vezes por semana, exercitando grandes grupos musculares, realizando de 2 a 4 séries de exercícios para cada grupo muscular e variando de 8 a 20 repetições, como objetivo de aumentar força e resistência muscular.

Os exercícios de flexibilidade devem ter como objetivo aumentar a amplitude de movimento das articulações e devem ser feitos de 2 a 3 vezes por semana; e os exercícios " funcionais", que envolvem habilidades motoras como equilíbrio, coordenação motora, agilidade, devem ser realizados também de 2 a 3 vezes por semana.

Parece muita coisa para fazer, ainda mais se pensarmos que além de contemplar todas essas recomendações temos que trabalhar, nos alimentar, descansar, ficar informados a respeito do que acontece no mundo, ter um lazer...

O método Pilates, criado por Joseph Pilates é uma ótima alternativa para conseguirmos treinar 3 dessas 4 recomendações feitas pelo ACSM.

Joseph Pilates teve como inspiração para criar um método de condicionamento físico: a ioga, lutas e exercícios militares utilizados pelos gregos e romanos, ele foi atleta de boxe, natação, trabalhou como artista de circo e utilizou-se das molas das camas dos hospitais no período da Primeira Guerra Mundial, quando trabalhava em um hospital de guerra, para realizar exercícios físicos com os internos. Isso resultou num método de condicionamento baseado em 5 princípios: respiração, centralização, controle, precisão e fluência do movimento e concentração.

Em uma sessão de Pilates, temos que usar a força muscular, temos que estar concentrados naquilo que nosso corpo está fazendo naquele momento; pois há uma preocupação com a qualidade do movimento. E não somente com a repetição do movimento por si só! Isso faz uma sessão de Pilates ser desafiadora, os exercícios nos fazem perceber como podemos melhorar a nossa relação com o nosso corpo, e o resultado disso é melhora da força, da flexibilidade, das conexões do nosso corpo( respondemos melhor a um estímulo); em outras palavras, ganhamos um corpo mais definido e forte, melhoramos a nossa postura, a auto-estima, a concentração, e isso reflete em todos os aspectos da nossa vida!

Se você ainda não é praticante de uma atividade física regular, saiba que o exercício físico é recomendado para se ter saúde, qualidade de vida e bem estar. O exercício físico é a nossa grande ferramenta contra as doenças crônicas(diabetes, hipertensão arterial, entre tantas outras) e a favor da nossa longevidade.

Procure uma academia ou estúdio que ofereçam o método Pilates(com um professor de educação física que tenha feito o curso e esteja apto a trabalhar com o método Pilates) e experimente. Com certeza após a aula, você se sentirá bem!

Por: Danielle Rotondo

Publicado em 19/04/12 e republicado em 25/01/17





Comente: