Seu nome significa "barril escada", ou seja, um equipamento que possui alguns degraus e uma superfície arredondada assim como um barril de madeira mesmo, por isso então o nome Ladder Barrel.
Esse equipamento possui 3 tipos distintos:
- Ladder Barrel: o primeiro da série é utilizado em treinos individualizados onde se trabalha exercícios desafiadores para os abdominais, assim como flexibilidade e força por se trabalhar o corpo todo.
- Step Barrel (ou Spina Corrector): também é utilizado em treinos individualizados, no entanto para promover o alongamento, o alinhamento da coluna, e o fortalecimento da musculatura, o qual é responsável por uma boa postura. Esse equipamento melhora a expansão torácica aliviando dores nas costas, assim como a rigidez nos ombros e quadris.
- Meia Lua (ou Pilates Baby Arc): o terceiro e último da série trabalha o alongamento da parte superior do corpo e a força do centro, o powerhouse. É uma peça versátil que permite vários exercícios realizados no solo tais como roll up e roll down.
Como todo bom equipamento de Pilates, o Ladder Barrel tem inúmeros benefícios e formas de atuação. Como já dito anteriormente, sua principal função é a de isolar a musculatura profunda que ajuda no controle da postura e assim desafia o corpo a trabalhar todos os planos de movimento.
Assim, ao citar os benefícios do Ladder Barrel nós o podemos dividir em 3 focos: Alivio, Melhoria e Fortalecimento.
Alívio
- Alívio do estresse, reduzindo assim as tensões musculares e aumentando a energia.
- Alivia a tensão dos músculos, ocasionando um relaxamento muscular.
- Alivia as tensões da musculatura da coluna – cervical, torácica e lombar – e do pescoço – escalenos e trapézio.
Melhorias
- Melhora a postura, consciência corporal e coordenação motora.
- Melhora a capacidade respiratória e a circulação.
- Melhora o controle e o equilíbrio muscular.
- Melhora a força e a estabilidade do PowerHouse.
- Melhora a aparência do corpo e a auto-confiança.
Fortalecimento
- Fortalece a musculatura abdominal (retos, oblíquos e transverso), costas e ombro.
- Fortalece o peitoral, quadril e ombros por meio do alongamento.
- Ao ativar a musculatura, fortalece a lombar, glúteos e região pélvica.
Além de separar os benefícios nessas 3 categorias, nós podemos citar abaixo muitos outros que o equipamento proporciona, tais como:
- Ele ajuda na manutenção da curvatura natural da coluna.
- Ajuda a aumentar a amplitude do movimento articular.
- Aumenta a coordenação neuromuscular.
- Desenvolve a propriocepção.
- Há um aumento da vitalidade e da disposição física.
- E por fim, promove resultados sem impacto.
Agora que você pode conhecer os benefícios que o Ladder Barrel oferece aos praticantes de Pilates, confira agora os x exercícios do Método para você praticar durante suas aulas.
Mas lembre-se: peça ajuda para seu instrutor no momento de realizar os movimentos para que os mesmos possam ser feitos de forma correta evitando lesões e futuros problemas.
1- Spine stretch
Semi agachado de costas para o Barrel, com o quadril apoiado no aparelho. Comece o movimento pela extensão do quadril e hiperextensão da coluna, mobilizando-a sobre o aparelho.
Ao mesmo tempo vá flexionando os ombros até o prolongamento do corpo. Inspire e expire retornando à posição inicial.
Mantenha a ativação do Power House durante toda a execução do movimento, para que não haja dor na lombar durante a execução.
2- Gluteos stretch
Com o quadril em rotação externa e joelho flexionado a 90 graus sobreNo Ladder Barrel, disco de rotação sob o pé de apoio. Realize a rotação da coluna com o auxílio do disco de rotação
Retorne da rotação com controle, mantendo o crescimento axial e como variação do exercício, você pode realizar a rotação para os dois lados ou a flexão de coluna com mobilização, associando o alongamento de extensores do quadril e da coluna apenas rodando o disco.
3- Swan dive
Deitado de barriga para baixo apoiado sobre o Ladder Barrel, com os ombros a 90 graus de flexão, membros superiores voltados para o solo e pés em rotação externa no primeiro degrau do espaldar, realize a extensão de tronco com acompanhamento dos membros superiores.
Caso você não sinta desconforto, você pode realizar a hiperxtensão do tronco, flexionando os joelhos.
Lembre-se de ativar o Power House e glúteos ao deitar.
4- Rotation prone
Deitado de barriga para baixo com o abdome apoiado no Barrel, pés no espaldar e mãos na testa, realize a extensão com rotação de tronco associada com a abdução horizontal de ombro.
Você variar este exercício realizando o mesmo com os joelhos em extensão.
Não realize este movimento caso você tenha espondilolistese ou osteoporose.
5- Tree
Deitado sobre o Barrel com um pé apoiado no espaldar, uma mão segurando na fossa poplítea internamente e outra mão externa no tornozelo.
Realize 3 flexoextensões do joelho, mantendo a extensão do joelho, escalando as mãos até o tornozelo e retornando-as apoiando até o quadril.
Estenda o tronco apoiando no Barrel (os membros superiores devem acompanhar o movimento do tronco), mantendo o membro inferior apontado para o teto e retorne à posição inicial escalando até o joelho e flexionando o joelho, estendendo e escalando até o tornozelo. Feito isso, repita a sequência.
Caso você tenha dor lombarcrônica pode ser que não esteja apto para realizar este exercício, sendo assim, é importante antes de realiza-lo, primeiro realizar uma avaliação.
- 53 exercícios com Ladder Barrel
- 236 exercícios com Cadillac
- 119 exercícios com Step Chair
- 255 exercícios com Reformer
Espero que você tenha gostado desse texto. Se quiser receber mais textos como esse, entre no grupo de Whatsapp para receber textos e informações do nosso material.
Você pode ter um material mais aprofundado sobre esse tema. A Quero Conteúdo disponibiliza dezenas de materiais sobre Pilates para estudantes e profissionais. Entre em contato com nossa consultora clicando na imagem abaixo!
0 Comentários