Saiba mais sobre o Ladder Barrel






Ladder Barrel é um aparelho que nao é muito comentado quando fala-se em equipamentos para Pilates.

Seu nome significa "barril escada", ou seja, um equipamento que possui alguns degraus e uma superfície arredondada assim como um barril de madeira mesmo, por isso então o nome Ladder Barrel.

Esse equipamento possui 3 tipos distintos:

  • Ladder Barrel: o primeiro da série é utilizado em treinos individualizados onde se trabalha exercícios desafiadores para os abdominais, assim como flexibilidade e força por se trabalhar o corpo todo.
  • Step Barrel (ou Spina Corrector): também é utilizado em treinos individualizados, no entanto para promover o alongamento, o alinhamento da coluna, e o fortalecimento da musculatura, o qual é responsável por uma boa postura. Esse equipamento melhora a expansão torácica aliviando dores nas costas, assim como a rigidez nos ombros e quadris.
  • Meia Lua (ou Pilates Baby Arc): o terceiro e último da série trabalha o alongamento da parte superior do corpo e a força do centro, o powerhouse. É uma peça versátil que permite vários exercícios realizados no solo tais como roll up e roll down.

Como todo bom equipamento de Pilates, o Ladder Barrel tem inúmeros benefícios e formas de atuação. Como já dito anteriormente, sua principal função é a de isolar a musculatura profunda que ajuda no controle da postura e assim desafia o corpo a trabalhar todos os planos de movimento.

Assim, ao citar os benefícios do Ladder Barrel nós o podemos dividir em 3 focos: Alivio, Melhoria e Fortalecimento.

Alívio

  • Alívio do estresse, reduzindo assim as tensões musculares e aumentando a energia.
  • Alivia a tensão dos músculos, ocasionando um relaxamento muscular.
  • Alivia as tensões da musculatura da coluna – cervical, torácica e lombar – e do pescoço – escalenos e trapézio.

Melhorias

  • Melhora a postura, consciência corporal e coordenação motora.
  • Melhora a capacidade respiratória e a circulação.
  • Melhora o controle e o equilíbrio muscular.
  • Melhora a força e a estabilidade do PowerHouse.
  • Melhora a aparência do corpo e a auto-confiança.

Fortalecimento

  • Fortalece a musculatura abdominal (retos, oblíquos e transverso), costas e ombro.
  • Fortalece o peitoral, quadril e ombros por meio do alongamento.
  • Ao ativar a musculatura, fortalece a lombar, glúteos e região pélvica.

Além de separar os benefícios nessas 3 categorias, nós podemos citar abaixo muitos outros que o equipamento proporciona, tais como:

  • Ele ajuda na manutenção da curvatura natural da coluna.
  • Ajuda a aumentar a amplitude do movimento articular.
  • Aumenta a coordenação neuromuscular.
  • Desenvolve a propriocepção.
  • Há um aumento da vitalidade e da disposição física.
  • E por fim, promove resultados sem impacto.
Impressione seus alunos com exercícios novos e aulas mais criativas A maioria dos professores de pilates usa os mesmos exercícios, mas seus alunos querem mais... "Rotina" e "exercícios repetidos" são as principais reclamações de alunos...

O livro Pilates em equipamentos (para profissionais e aprendizes) possui mais de 600 exercícios, em 4 equipamentos, nos níveis avançado e básico

Exercícios de Pilates no Ladder Barrel

Agora que você pode conhecer os benefícios que o Ladder Barrel oferece aos praticantes de Pilates, confira agora os x exercícios do Método para você praticar durante suas aulas.

Mas lembre-se: peça ajuda para seu instrutor no momento de realizar os movimentos para que os mesmos possam ser feitos de forma correta evitando lesões e futuros problemas.

1- Spine stretch

Ladder-Barrel-3

Semi agachado de costas para o Barrel, com o quadril apoiado no aparelho. Comece o movimento pela extensão do quadril e hiperextensão da coluna, mobilizando-a sobre o aparelho.

Ao mesmo tempo vá flexionando os ombros até o prolongamento do corpo. Inspire e expire retornando à posição inicial.

Mantenha a ativação do Power House durante toda a execução do movimento, para que não haja dor na lombar durante a execução.

2- Gluteos stretch Ladder-Barrel-4

Com o quadril em rotação externa e joelho flexionado a 90 graus sobre

No Ladder Barrel, disco de rotação sob o pé de apoio. Realize a rotação da coluna com o auxílio do disco de rotação

Retorne da rotação com controle, mantendo o crescimento axial e como variação do exercício, você pode realizar a rotação para os dois lados ou a flexão de coluna com mobilização, associando o alongamento de extensores do quadril e da coluna apenas rodando o disco.

3- Swan dive

Ladder-Barrel-5

Deitado de barriga para baixo apoiado sobre o Ladder Barrel, com os ombros a 90 graus de flexão, membros superiores voltados para o solo e pés em rotação externa no primeiro degrau do espaldar, realize a extensão de tronco com acompanhamento dos membros superiores.

Caso você não sinta desconforto, você pode realizar a hiperxtensão do tronco, flexionando os joelhos.

Lembre-se de ativar o Power House e glúteos ao deitar.

4- Rotation prone

Deitado de barriga para baixo com o abdome apoiado no Barrel, pés no espaldar e mãos na testa, realize a extensão com rotação de tronco associada com a abdução horizontal de ombro.

Você variar este exercício realizando o mesmo com os joelhos em extensão.

Não realize este movimento caso você tenha espondilolistese ou osteoporose.

5- Tree

Ladder-Barrel-7

Deitado sobre o Barrel com um pé apoiado no espaldar, uma mão segurando na fossa poplítea internamente e outra mão externa no tornozelo.

Realize 3 flexoextensões do joelho, mantendo a extensão do joelho, escalando as mãos até o tornozelo e retornando-as apoiando até o quadril.

Estenda o tronco apoiando no Barrel (os membros superiores devem acompanhar o movimento do tronco), mantendo o membro inferior apontado para o teto e retorne à posição inicial escalando até o joelho e flexionando o joelho, estendendo e escalando até o tornozelo. Feito isso, repita a sequência.

Caso você tenha dor lombarcrônica pode ser que não esteja apto para realizar este exercício, sendo assim, é importante antes de realiza-lo, primeiro realizar uma avaliação.

O livro Pilates em equipamentos (para profissionais e aprendizes) possui mais de 600 exercícios, em 4 equipamentos, nos níveis avançado e básico.

- 53 exercícios com Ladder Barrel 
- 236 exercícios com Cadillac 
- 119 exercícios com Step Chair 
- 255 exercícios com Reformer




Comente:

Nenhum comentário