Cadillac: o equipamento ajustável de pilates





A primeira impressão do Cadillac é de “susto” e isso me diverte muito, já que pensam que é como uma máquina de “tortura”. Logo o aparelho começa a chamar mais atenção, quando explico que pode ser um aparelho amigável também e que, inclusive, podem se pendurar nele.
Aí é quando começam a se motivar e buscar desafios pendurando-se no Cadillac. Começamos geralmente a aproximação com Spread Eagle e, a medida que seus níveis vão avançando progressivamente, podem chegar a executar os Hanging Ups, Cat Walkover, Full, etc.


Além de oferecer uma grande diversidade de exercícios, o Cadillac tem a maioria de suas peças ajustáveis, sendo adaptável para qualquer usuário.
 
Seu extenso repertório proporciona mudanças na musculatura do centro do abdômen, desenvolve a flexibilidade da coluna, exercita a cintura escapular, fortalece as costas e estica todo o corpo.
 
O Cadillac é frequentemente usado para quem tem dificuldades de praticar certos exercícios de solo; ele também pode ser utilizado para fins fisioterapêuticos.

Série costas no Cadillac

Como fazer: Posicione-se ajoelhado em frente às alças de mão. Segure as alças firmemente mantendo o abdômen contraído. Primeiro inspire, leve a braço direito para trás, puxando a alça enquanto expira. Inspire devolvendo e repita o movimento com a outro braço. É importante sempre esperar uma mão voltar para iniciar o movimento com a outra.

Repetições: 10 vezes.

Benefícios: Simula o balanço da corrida nos braços.Nossas dicas podem ser feitas em casa ou em um estúdio. | Foto: Angela Bragato / Fotolia

Ponte

Como fazer: Deite de barriga para cima, flexione o joelho e pisando no chão bem próximo ao quadril. Posicione os braço firmemente na lateral do corpo. Inspire preparando, ao expirar eleve o quadril conecte o abdômen e o glúteo lá em cima, inspire de novo mantendo o peso do corpo entre os pés e os ombros, expire de novo e devolva o quadril ao chão.

Repetições: entre 10 e 12 repetições.

Benefícios: A principal vantagem é a mobilização da coluna, treina também bacia, costelas, cintura escapular, glúteos e coxas.


Prancha no solo

Como fazer: Ajoelhado, apoie as mãos no chão e mantenha o peso corporal em quatro apoios. Estenda os joelhos, sustentando o corpo com as mãos e pés. Inspire mantendo o alinhamento da prancha, o corpo todo conectado, abdômen e glúteos firmes. Expire trazendo um joelho em direção ao peito, tirando um dos apoios, inspira devolve. Expire e traga o outro joelho em direção ao peito, inspira devolve de novo.

Repetições: 20 repetições – 10 para cada perna.

Benefícios: Além de fortalecer braços e ombros, é excelente para as costas, pois trabalha a estabilidade. Alonga ombros e pernas, aumenta a flexibilidade da parte posterior do corpo, corrige a postura e define músculos.


Abdominal suspenso no Cadillac

Como fazer: Deite no aparelho e segure a barra de empurrar. Inspire e puxe a barra, empurrando ela pras trás e alongando os braços. Devolva a barra ao ponto inicial e leve a barra em direção ao teto estendendo as costas, subindo fazendo um abdominal até sentar, deixando a coluna neutra. Role a coluna pelo chão do equipamento, puxe a barra e devolve ela atrás, acima da cabeça

Repetições: 10 repetições.

Benefícios: Estabiliza a cintura, mobiliza a coluna vertebral e fortalece coluna, ombro, cotovelo e abdômen.

O Pilates tem a capacidade de fortalecer, tonificar e alongar os músculos de todo o corpo, principalmente o “core”, promovendo uma melhor sustentação da coluna, prevenindo lesões, movimentos mais leves e mais agilidade. Por isso, a prática é uma das mais saudáveis para atingir os resultados esperados.
Espero que você tenha gostado desse texto. Se quiser receber mais textos como esse, entre no grupo de Whatsapp para receber textos e informações do nosso material.

Você pode ter um material mais aprofundado sobre esse tema. A Quero Conteúdo disponibiliza dezenas de materiais sobre Pilates para estudantes e profissionais. Entre em contato com nossa consultora clicando na imagem abaixo!