Pilates na prevenção da Hipertensão






O fator de risco de doenças cardiovasculares muito comum é a hipertensão arterial sistêmica (HAS), pesquisas afirmam que a prática do Pilates favorece a redução nos níveis de pressão diastólica e sistólicagraças às técnicas de respiração, as quais resultam no relaxamento do organismo e, como consequência, há a redução na pressão arterial.

Além disso, a prática de atividade física de resistência e força, nesse caso o Pilates, potencializa a força de ejeção do sangue na parede vascular, ocasionando uma vasodilatação arterial. Como se fossem poucos os benefícios, ainda temos a redução na atividade simpática, melhorando também os tônus musculares.

O uso do Método não aumenta a pressão arterial, apesar de ser um exercício de força. Como o Pilates preza pela boa execução, não pela intensidade do movimento, costumamos trabalhar com um número pequeno de repetições. Além disso, usamos a respiração para desenvolver as aulas, e ela auxilia o paciente hipertenso a não sofrer aumento de pressão.

Apesar de não ser considerada uma atividade aeróbica por completo, o Pilates, tem efeito benéfico sobre as variáveis antropométricas, pois produz um gasto energético considerável, com consequente alteração no metabolismo celular.

A respiração tem mais uma vantagem: esse aprendizado ultrapassa a aula. Hipertensos sofrem com apneia do sono, algo que diminui muito depois de começar a prática do Pilates e aprender a respirar direito.

Quem pratica Pilates também sabe que, apesar de incentivar o fortalecimento, ele proporciona relaxamento muscular. O alívio das tensões combinado ao fortalecimento de grandes grupos musculares auxilia muito os pacientes hipertensos.

Para concluir, vou te dar uma dica: este curso Aprofundando o Método Pilates é focado em profissionais da área do movimento humano, sejam Fisioterapeutas ou Profissionais de Educação Física, que já estejam habilitados no método Pilates, mas ainda tenham dúvidas em como realizar seu posicionamento quanto ao aluno, onde observar as disfunções de movimento, como corrigir os movimentos errados, como orientar seus alunos. Clique aqui e saiba mais!





Comente:

Nenhum comentário