Pilates ajudando na recuperação do Covid 19







As complicações no sistema respiratório são uma das principais sequelas deixadas nos pacientes que já tiveram a Covid-19. Por este motivo, a indicação de atividades que exercitam a musculatura dos órgãos envolvidos na respiração são indicadas por profissionais da saúde para a recuperação dos pacientes. Porém, podemos afirmar, é que se trata de uma doença que não atinge somente o sistema respiratório e cada vez mais aparecem pessoas com sequelas em diferentes partes do organismo, e isso requer um olhar cada vez mais atento ao nosso aluno.

A vantagem do Pilates diante outras atividades físicas para a recuperação de pacientes pós-Covid-19 é a questão do acompanhamento da respiração em cada movimento, a consciência corporal e o fato do Pilates treinar a concentração do indivíduo durante uma sessão bem realizada e devidamente acompanhada pelo instrutor.

"Sabemos que é cada vez maior o número de profissionais que atuam nesse segmento. Por isso, preparamos um Drive Virtual cheio de artigos, apostilas, matérias sobre a execução e atuação do Pilates tanto na Educação Fisica quanto na Fisioterapia. Clique aqui e saiba mais!"

O pilates ajudará o paciente a melhorar as suas funções físicas proporcionando um bem-estar maior. Tudo isso através dos exercícios feitos. Quando você utiliza o pilates com um propósito, você acaba por melhorar outros fatores como:

  • A coordenação respiratória;
  • Melhorar a musculatura abdominal;
  • Fortalecimento de outros músculos do tronco;
  • Entre outras mudanças.

Quando se utiliza do pilates para fazer uma reabilitação, os exercícios que acabam sendo propostos têm ênfase na respiração ao começar o movimento.

Assim, torna-se possível organizar o tronco e melhorar os músculos inspiratórios e cervicais de modo sincronizado com a ação do músculo, fazendo com que a ventilação pulmonar melhore.

As prioridades que deverão ser trabalhadas serão força, flexibilidade (sem grandes amplitudes) e equilíbrio em poucas séries por repetições e com intervalos grandes entre as séries. Recomenda-se uma progressão lenta para que não haja a sensação de dor e desestimular a participação do aluno.

Não se esqueça de observar se o seu aluno está hiperventilando em exercícios de intensidade menores durante o treino e de utilizar a escala de percepção subjetiva de esforço (escala de Borg) ao final de todas as aulas, para identificar a dificuldade e o progresso do seu aluno.

Ademais, se esse aluno teve problemas respiratórios graves, é provável que o tórax e abdômen estejam muito fatigados pós-Covid-19.

Podemos dizer que a recuperação será mais rápida para a pessoa que já possui o hábito de fazer pilates, pois ela já tem um bom preparo da musculatura respiratória. Portanto, o ideal é que a atividade possa ser praticada também como prevenção e não apenas como recuperação.

Todas as pessoas que sentirem a vontade de melhorar a respiração, a postura ou se manter sempre ativo fisicamente podem realizar pilates. Crianças a partir de 8 anos, gestantes e idosos também podem fazer.

Para finalizar, estamos enfrentando uma pandemia com o COVID-19,inúmeros idosos tiveram que parar suas atividades, há um guia de exercícios práticos, Exercícios para realizar com Idoso, para que um familiar possa realizar os exercícios. O Guia contém exercícios prescritos por Fisioterapeutas, especializado em Ortopedia e Traumatologia, Doutorando em Saúde. Clique aqui e saiba mais!





Comente:

Nenhum comentário