Pilates na Lombalgia Crônica







O método Pilates baseia-se em um conceito denominado de "contrologia", que consiste no controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo com a utilização e aplicação correta dos mais importantes princípios das forças que atuam no sistema musculoesquelético, com o completo conhecimento dos mecanismos funcionais do organismo. Os exercícios do Pilates são realizados, em sua grande maioria, na posição deitada, propiciando uma menor sobrecarga nas articulações de sustentação corporal em ortostatismo, possibilitando a recuperação das estruturas musculares, articulares e ligamentares particularmente do segmento lombar

A prescrição dos exercícios de Pilates em pacientes com lombalgia crônica justifica-se pelo fato desse método se basear em exercícios que salientam o alongamento e fortalecimento corporal. Logo, o método trabalha, em conjunto, o fortalecimento isométrico, alongamento global, respiração e posicionamento adequado da coluna promovendo uma maior consciência e propriocepção corporal do praticante.

O método Pilates inclui um programa de exercícios que fortalece a musculatura abdominal e paravertebral, bem como os de flexibilidade da coluna, além de exercícios para o corpo todo.

Os exercícios são realizados de forma individualizada e respeitando a limitação de cada aluno. Pacientes com dores nas costas poderão se sentir limitados, inicialmente, mas logo verão alívio na tensão dos músculos, além de sentir maior flexibilidade do corpo e autoconfiança para a continuidade da técnica.




Comente:

Nenhum comentário