Como ganhar Flexibilidade no Pilates?






O pilates é uma metodologia de exercício que oferece benefícios não só ao corpo, mas também à mente. A proposta é realizar as atividades sobre uma esteira ou com o auxílio de diferentes equipamentos. Um dos principais benefícios do Pilates é o aumento da flexibilidade.

A flexibilidade é importante em todas as áreas da vida, em todos os momentos, para a execução de todas as atividades diárias. Uma pessoa flexível consegue, por exemplo, ter mais mobilidade e facilmente se inclinar para pegar algo (seja em cima, nos lados ou em baixo),  levantar objetos de forma tranquila, sem dores ou lesões, caminhar e praticar exercícios físicos com mais qualidade.

A flexibilidade inadequada, além de dificultar as atividades do dia a dia, também pode afetar o desempenho atlético, impedindo que uma pessoa alcance todo o potencial e força dos músculos, por exemplo.

No Pilates, a flexibilidade traz ainda mais benefícios aos praticantes. Conheça alguns:

– Ajuda a reduzir dores muscular e o risco de lesões;
– Melhora o desempenho atlético, ajuda na evolução dos exercícios e na conquista dos resultados;
– Melhora o desempenho físico, a postura e a coordenação motora.

O Pilates é uma das melhores atividades físicas para trabalhar a flexibilidade. Todos os seus exercícios têm foco no fortalecimento muscular e na respiração, dois fatores ligados à flexibilidade. Os exercícios de força e alongamentos são essenciais na busca por mais flexibilidade.

No alongamento estático, o praticante se mantém em uma mesma posição por pelo menos 30 segundos. O objetivo é mudar a estrutura muscular. Já no alongamento dinâmico são realizados movimentos que buscam o máximo de amplitude dos membros.

Continuando, no Pilates, a flexibilidade é classificada de acordo com o tipo, abrangência e articulações envolvidas. São elas:

  • Flexibilidade balística: é aquela que ocorre de forma rápida, sem preparação, provocada por um agente externo. O corpo recebe um alongamento súbito que pode provocar lesões;
  • Flexibilidade estática: assim como a balística, também é provocada por agente externo, mas é executada de forma lenta, gradual, respeitando as limitações dos músculos;
  • Flexibilidade dinâmica: é a busca pela máxima amplitude dos movimentos provocada pela própria pessoa de forma rápida;
  • Flexibilidade controlada: nesta classificação é feita a sustentação de uma parte do corpo de forma lenta, com a contração dos músculos de forma isométrica.

Não vamos conseguir ganhar flexibilidade sem um trabalho bem feito de mobilidade articular e alongamento. O ganho é progressivo e só vem com muito TREINO. Se eu pudesse deixar um dica para vida, seria essa: mobilizar primeiro para depois alongar, mobilizar primeiro para depois ganhar força . Seguindo esse caminho, o resultado será positivo! Lembre-se: " Tudo na vida é treino".

Um bom trabalho no Pilates, com que resultará em satisfação e que esses benefícios se façam presentes, precisa começar com uma boa avaliação, sabia?

Avalie no Pilates com segurança

Um guia que traz o passo a passo de uma boa avaliação no Pilates, tanto no solo (mat pilates), quanto nos aparelhos.  Com ele, você vai aprender a saber o nível de capacidade do aluno, descobrir suas dificuldades e o que precisa trabalhar para chegar ao objetivo mais rápido e entregar o melhor resultado possível. Clique aqui para saber mais!






Comente:

Nenhum comentário