Pilates nos Desvios Posturais




 



Podemos chamar de desvios posturais da coluna, as curvaturas incomuns que surgem na coluna vertebral, causadas por alguma má formação durante a gestação, por processo patológico, traumatismos, obesidade, ou pelo motivo mais comum nos dias de hoje: a má postura.

Os benefícios do método Pilates só depende  da execução dos exercícios com fidelidade aos seus princípios.  A técnica de Pilates se divide em exercícios realizados no solo e em aparelhos. Todos eles favorecem o trabalho dos músculos estabilizadores enquanto que elimina a tensão excessiva dos músculos e compensações de movimentos envolvendo uma larga variedade de movimentos.

Os exercícios realizados em solo se caracterizam por ser de caráter educativo, ou seja, enfatizam o aprendizado da respiração e do centro de força. Já os exercícios realizados nos aparelhos envolvem uma larga possibilidade de movimentos, todos eles realizados de uma forma rítmica, controlada, associada à respiração e correção postural.

A técnica Pilates apresenta muitas variações de exercícios e pode ser realizada por pessoas que buscam alguma atividade física, por indivíduos que apresentam alguma patologia em que a reabilitação é necessária, como desordens neurológicas, dores crônicas, problemas ortopédicos e distúrbios da coluna vertebral

O profissional ensina algumas técnicas do Pilates para cada desvio na coluna, reforçando que, além dos exercícios, a manutenção da postura correta e a prática constante de atividade física são grandes aliadas na recuperação de problemas posturais. Veja quais são as posições e técnicas:
 
Para Cifose
Fortalecer costas: sentado em uma cadeira com pesos nas mãos (pode ser garrafas de água, com água ou areia dentro), encostar o  tronco nas coxas e realizar movimentos com os braços semiestendidos em direção ao teto. 
Alongar peitoral: sentado em uma cadeira, abrir os braços entendidos na altura do ombro e forçá-los para trás, tentando aproximar as mãos atrás das costas.
 
Para Lordose
Fortalecer abdômen: deitado em um colchonete, apoiar as mãos em baixo das costas, na região lombar e, com os joelhos unidos e flexionados realizar movimentos de abdominal, aproximando os joelhos do peito. 
Alongar dorsal: deitado em um colchonete abraçar os joelhos em direção ao peito.
 
Para Escoliose
Como esse desvio pode ocorrer tanto na coluna lombar quanto na torácica é necessário saber exatamente onde está o desvio para realizar os exercícios:

O Pilates é indicado em casos de desvios posturais por trabalhar o reequilíbrio muscular sustentando e estabilizando a coluna trazendo a mesma para o seu eixo, fazendo com que ela cresça para cima, ou seja, alongando e fortalecendo a musculatura, assim aliviando dores e desconfortos que a pessoa pode apresentar.





Comente:

Nenhum comentário