Respiração é fundamental no Pilates em Idosos



Com o exercício de Pilates para idosos, o "Core" ou o centro do seu corpo precisa ser o seu foco. Por fim, todos os movimentos e exercícios para o idoso, especialmente a caminhada, devem ser iniciados estabilizando primeiro o Core do corpo, o que envolve contrair os músculos abdominais profundos.

Nos exercícios de Pilates para idosos, é necessário o toque, o comando verbal deve ser simples, clara e direta e a demonstração fácil e objetiva. As séries realizadas devem ter contagens e repetições pequenas para evitar que o aluno se perca na execução (importante lembrar das sinapses lentas).

Ao ser desafiado, o idoso saberá que é capaz de executar exercícios e movimentos que, por causa da idade, se julgava incapaz. É importante saber que o aluno não é frágil para ficar somente deitado, por isso, o Studio, seus acessórios e aparelhos devem ser utilizados com criatividade para estimular o aluno e haver a compreensão dos benefícios,

O objetivo é organizar o corpo de modo que a coluna esteja estável e os músculos abdominais estejam firmes, os membros estejam ativos e apoiados, os pés móveis e a respiração consciente e regular.

Vale lembrar que é preciso ter firmeza e cuidado ao ministrar a aula, pois haverá dias em que o idoso estará extremamente carente e "rebelde" e não se permitirá realizar os desafios propostos ou exercícios que não o agradem.

Algumas orientações para realizar as atividades comuns do dia a dia corretamente também devem fazer parte da aula, um bom tratamento e um bom resultado se dão a partir da manutenção de ações como se deitar, se levantar, se sentar, agachar, caminhar, subir e descer escadas.

Manter o foco nas respirações fluídicas e rítmicas, ensinar a usar a musculatura acessória corretamente, a realizar a movimentação diafragmática e a usar essa consciência ao executar o exercício faz toda a diferença, principalmente porque são trabalhados sistemas que sofrem com o envelhecer.

Para ensinar o core (centro de força) melhor, o uso do toque é fundamental para encontrar o ponto certo da contração e orientar sobre a execução além da parte abdominal, ampliando a musculatura do períneo e glútea. O uso da contração acontece em movimentos que exigem esforço como subir degraus, agachar e pular e, por essa razão, os trabalhos realizados devem visar na contração somada à execução do movimento.

É possível identificar a correta contração do core, basta colocar dois dedos abaixo do abdômen e acima do púbis com uma leve pressão para identificar uma rigidez na região.

Isso envolve a consciência do próprio corpo e está baseado em princípios como o equilíbrio, a respiração, centralização, controle e precisão. Neste processo, a mente também entra no embalo, fazendo do Pilates uma excelente terapia ativa.

Na coluna, o trabalho deve ser realizado visando o alongamento axial, de maneira fluídica e lenta. A prioridade é a mobilização de maneira gradual, dessa forma, se tem a lubrificação das vértebras e a consciência das movimentações.

Uma das principais funções ligadas à mobilidade, a movimentação dorsiflexora, sofre em demasia no processo do envelhecimento. Devido a rigidez ocorrente, a musculatura passa por compensações que acarretam em problemas álgicos vertebrais e articulares

Dominar a avaliação no Pilates vai trazer uma maior eficiência no planejamento do trabalho do profissional. Além disso, domine a Avaliação Postural, escolhendo qual o melhor protocolo para sua realidade. Clique aqui para informações


Espero que você tenha gostado desse texto. Se quiser receber mais textos como esse, entre no grupo de Whatsapp para receber textos e informações do nosso material.

Você pode ter um material mais aprofundado sobre esse tema. A Quero Conteúdo disponibiliza dezenas de materiais sobre Pilates para estudantes e profissionais. Entre em contato com nossa consultora clicando na imagem abaixo!


0 Comentários