Saiba mais sobre o Pilates para Gestantes






A gravidez é um momento mágico na vida de uma mulher! Mas também é um período um tanto complicado. As emoções afloram, os hormônios se alteram e as mudanças físicas acontecem de forma avassaladora, causando, em muitos casos, dores, desequilíbrios e desconfortos.

Diversos estudos apontam os benefícios da atividade física durante a gravidez, que pode durar até 42 semanas.

Os movimentos, quando realizados de forma adequada e sob orientação de um profissional especializado, podem ajudar a amenizar muitos desses sintomas comuns na gestação. O que proporciona mais qualidade de vida à futura mamãe.

Por ser um método de exercícios de baixo impacto, que não provoca sobrecargas nas articulações, o Pilates é um dos mais indicados na gestação (em qualquer estágio da gravidez).

Uma pesquisa da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo descobriu que 65% das mulheres grávidas não praticam o tempo mínimo de atividades físicas recomendado pela Secretaria e pela Organização Mundial da Saúde: 30 minutos diários contínuos. A diminuição do nível de exercícios aumenta o risco de hipertensão, diabetes e ganho de peso na gravidez.

Ao longo do estudo, 127 mulheres grávidas, com idades entre 16 e 40 anos, utilizaram o "pedômetro" - aparelho que mede o número de passos dados - além de responderem a questionários específicos. No início da gravidez, as mulheres se exercitavam por, pelo menos, 30 minutos de forma contínua. O nível de atividades caiu 34% no segundo trimestre da gravidez. No terceiro, a redução foi de 41%, em relação ao início da gestação.

"Os motivos apresentados pelas mulheres vão desde excesso de peso até a influência de familiares e amigos que as orientam a se preservarem, não fazerem exercícios" afirmou o presidente do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs) - parceiro do estudo -, Timóteo Araújo.

O ginecologista e diretor da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, Luciano Pompei, explica que em casos de risco de aborto o exercício físico não é recomendado, mas se for uma gravidez saudável ele é muito bem vindo. "Exercício não provoca aborto", desmistificou ele as crenças de algumas grávidas. "O ginecologista analisa cada caso individualmente e recomenda as atividades de acordo com o condicionamento físico da grávida", afirmou.

Resultado de imagem para pilates em gestantes

Um ponto importante levantado por Pompei é que a mulher que sempre foi sedentária não pode "querer virar atleta na gravidez". Segundo ele, para quem não está acostumado às atividades físicas, o melhor é começar com caminhadas leves. "Quando a barriga ganha volume, um dos esportes indicados é a hidroginástica, pois alivia o peso, cansa menos e é confortável para gestante", concluiu.

Apesar de ser cada vez mais comum, o pilates para gestantes ainda causa dúvidas para quem deseja praticar essa atividade, pois o professor escolhido deve oferecer todo o apoio e direcionamento para que os objetivos sejam alcançados.

O aumento do peso ocorre conforme a gestação avança e leva o corpo a se adaptar, fazendo com que seja alterado o centro de gravidade e a rotação da pelve, além de aumentar a elasticidade dos ligamentos e da curvatura lombar. Essas mudanças são naturais e acompanham toda o período da gestação, provocando uma série de incômodos para a mulher.

Devido a essas mudanças que o corpo passa durante a gravidez, permitindo que o bebê se adapte dentro do útero conforme cresce, é comum que as gestantes experimentem diversas sensações de dor. Isso é causado principalmente por conta da mudança do centro de gravidade.

Quando não há um preparo das estruturas corporais para essa sobrecarga, resulta em reações na região lombar, o que pode também ser provocado por tensões musculares. Por conta disso, a prática de pilates contribui para que o corpo se adapte da melhor maneira à nova forma adquirida, além de preparar os músculos para o momento do nascimento do bebê.

Entre no Grupo de Whatsapp para obter infomrações sobre Pilates para Gestantes e ter um desconto especial no Curso Completo.



Comente: