O que é o Pilates Suspenso?






O Pilates Suspenso é uma variação do Pilates convencional, em equipamentos próprios para esse método. Porém ao contrário do que pensam, ele não exige alto grau experiência, ou seja, não é feito apenas de exercícios avançados.

E além disso ele pode ser praticado por qualquer aluno, de crianças a idosos.

O treinamento de Pilates Suspenso contém vários exercícios que podem ajudar o aluno a tratar patologias da coluna, educar a postura, dentre outras. São exercícios realizados sem compressão articular, e exigem grande recrutamento muscular, gerando ganho de força e equilíbrio.

Um dos diferenciais do Pilates Suspenso, além dos benefícios na saúde e mente vindos do Método, é por se tratar de uma atividade que tira o aluno da zona de rotina, e o convida para uma atividade completamente nova.

Equipamentos usados no Pilates

Columpio


O Columpio é um balanço feito de tecido de nylon resistente e sem nenhuma elasticidade para fazermos exercícios. Ele nos permite trabalhar a técnica de Descompressão Vertebral, através da tração proporcionada pelo tecido.
Existem alças para as mãos e pés que proporcionam maior segurança e apoio durante os movimentos.

Por não ter elasticidade em sua composição, diferente do tecido utilizado no circo (tecido acrobático), conseguimos trabalhar diversas posturas, visando o alinhamento postural e descompressão vertebral.

No Columpio podemos trabalhar o ganho de flexibilidade, força e resistência muscular que é muito exigida para a realização correta das posturas, utilizando os princípios de respiração, controle e fluidez nos movimentos.

Columpio Wall


Os exercícios de Pilates Suspenso realizados no Columpio garantem instabilidade e fortalecimento de Core de uma ótima maneira. Além de ser dinâmicos e diferente, ajudando a melhorar a satisfação dos alunos. Porém podemos realizar uma variedade de exercícios, especialmente com a variação desse equipamento que se chama, Columpio Wall.

Nesse caso, o Columpio Wall fica instalado na parede com uma parede de tatames a sua frente, possibilitando outras variações de movimentos. Uma dica: Esse equipamento é ótimo para realizar exercícios com alunos mais inseguros com medo de realizar os movimentos em suspensão. Mas não se engane, também podemos realizar exercícios avançados e intensos usando o Columpio Wall.

Fita de Suspensão


A fita de suspensão foi criada por um ex-membro da marinha americana que percebeu uma necessidade: treinar quando fazia viagens muito longas e sem acesso a equipamentos. Sua solução foi elaborar um equipamento que fosse portátil e ao mesmo tempo permitisse um trabalho desafiador e eficiente. O resultado: a fita de suspensão que é usada hoje em dia até para o treinamento de atletas.

Ela possui diversas vantagens, entre elas a de ser de fácil instalação, baixo custo e muito fácil de usar. Podemos reproduzir praticamente qualquer exercício na fita de suspensão.

Iniciando a prática

Ao ver o tecido de suspensão (conhecido como colúmpio), muitas pessoas não sabem o que esperar da aula e ficam na dúvida de suas capacidades pra "ficar pendurado de cabeça para baixo". Entretanto, é um exercício que pode ser praticado desde que adaptado às capacidades físicas de cada indivíduo, com evolução gradual, e é claro, sempre com a orientação de um profissional capacitado.

Os exercícios em suspensão, independentemente de serem usados como parte da aula, ou durante uma aula inteira, buscam a integração corpo e mente, além de trabalhar capacidades físicas como força, resistência, estabilidade, alongamento e equilíbrio. Em todos os exercícios observa-se o alinhamento corporal adequado, promovendo a correção da postura do praticante; e a ativação do CORE ou Power house.

Um de seus maiores diferenciais é a possibilidade de inversão parcial ou completa, possibilitando uma descompressão da coluna vertebral.Esta posição também favorece uma maior irrigação dos vasos capilares, além de um esvaziamento e aquietamento mental, trazendo um equilíbrio emocional.

O exercício suspenso trabalha muito com a concentração, coordenação e equilíbrio, o que exige maior atenção do aluno, e ainda alia com a memória. Vamos listar abaixo alguns dos benefícios proporcionados pelos exercícios em Suspensão:

  • Melhora as condições musculares (força e resistência);
  • Melhora das condições articulares (mobilidade);
  • Mantém e desenvolve a flexibilidade; 
  • Previne e melhora as condições cardiorrespiratórias e a circulação periférica; 
  • Melhora a postura; Melhora a coordenação motora e o equilíbrio; 
  • Desenvolve a autoconfiança, a autoimagem e a socialização (quando os exercícios são feitos em grupo); 
  • Mantém e promovem a independência; 
  • Melhora o desenvolvimento motor; 
  • Melhora a aquisição de habilidades de motricidade fina; 
  • Melhora o alinhamento postural;
  • Reduz o sedentarismo;
  • Melhora da Postura Corporal
Os Princípios

Quando você vê um exercício de Pilates suspenso realizado na fita de suspensão ou no Columpio talvez pense que é simples. Na verdade, eles possuem princípios mais complexos que determinam a dificuldade e trabalho realizado pelo praticante.

Com eles, você consegue preparar exercícios de Pilates suspenso para qualquer público. Ou seja, conseguimos alterar a intensidade e grupos musculares trabalhados de acordo com sua execução.

Princípio do pêndulo

Primeiramente, vamos falar a respeito do pêndulo: a relação entre a posição inicial de um corpo e a posição de ancoragem do equipamento (pode ser qualquer um dos equipamentos de suspensão).

Exercícios na fita de suspensão, por exemplo, são um excelente exemplo! Ainda mais que, num trabalho de bíceps com o corpo estendido, quanto mais próximos os pés estiverem do ponto de ancoragem mais difícil vai ser o movimento. Isso acontece porque o restante do corpo fica mais longe do ponto de apoio, dando mais resistência.

Princípio do vetor de resistência

Podemos continuar nosso estudo falando sobre o princípio de vetor de resistência. Afinal, é ele que determina o torque exercido sobre os grupos musculares trabalhados. Dessa vez, o princípio se refere ao ângulo entre praticante e solo. Para exemplificar, volte na imagem anterior e veja o ângulo que os pés do praticante fazem com o solo.

Quando menor for esse ângulo mais torque é exercido sobre o músculo. Ou seja, o exercício torna-se mais desafiador e adequado para alunos mais avançado.

Princípio da estabilidade

A estabilidade é um dos grandes motivos que fazem do Pilates suspenso um complemento tão eficiente para sua aula pois é ele que está presente em todos os três equipamentos de Pilates suspenso que podemos usar.

Basicamente, ele determina que quanto menor for a base de apoio, menor a estabilidade do corpo. Assim, um exercício de Pilates tradicional que é transferido para o Columpio e realizado no ar sem apoio torna-se bem menos instável. Portanto, conseguimos maior trabalho proprioceptivo que teríamos no solo.

O Pilates Suspenso é caracterizado por realizar os exercícios do Método de forma suspensa desafiando o praticante.

Esta modalidade do Pilates possui diversos benefícios pois trabalha todo o corpo e a mente de forma equilibrada.

Desta forma, o ser humano garante melhor qualidade de vida, além de um imenso bem-estar. Contanto que você saiba usar os equipamentos de Pilates suspenso, eles são perfeitos para você e seus alunos. É claro que, antes de começar a utilizá-lo, você ainda precisa saber seus princípios para conseguir criar a melhor aula possível.

São os princípios do Pilates suspenso que te ajudam a adaptar os níveis de dificuldade da aula, fazendo com que seja adequada para todos os níveis de alunos. Não deixe de estudá-los antes de começar a aplicar esse complemento tão interessante para aulas de Pilates!


O melhor curso!

O melhor curso para aprender a trabalhar com fitas de suspensão é VOLL Suspension. Ele foi desenvolvido por profissionais da Fisioterapia e da Educação Física, com prática e teoria sempre alinhadas: oferecemos para nossos alunos um material didático GRATUITO para consulta. Além disso, você terá acesso à plataforma do aluno, com 80 exercícios bônus além do curso VOLL Suspension. Clique aqui!


Com ajuda daqui





Comente:

Nenhum comentário