Os exercícios em suspensão são um método de exercícios físicos que foram criados na Marinha americana pelo ex-comandante Randy Hetrick na década de 90, quando percebeu a dificuldade que seus soldados tinham para manter a forma e o condicionamento físico quando eles tiveram que ficar confinados durante 15 dias por conta de uma missão. Para aliviar o estresse causado pela situação, Hetrick improvisou um treino com pedaços de paraquedas, uma faixa de Jiu Jitsu e um mosquetão e elaborou a primeira versão do que viria a ser chamado de TRX Suspension Training, um programa de treinamento funcional suspenso.
Os exercícios de treinamento suspenso são feitos com uma fita que deve ser acoplada a um local seguro. O praticante pode se exercitar utilizando as mãos ou os braços e ficará com uma parte de seu corpo suspenso ou inclinada para a parte de dentro ou de fora das correias do equipamento enquanto malha.
O aparelho pesa em torno de 1 kg e permite que o praticante faça um treino de força que promete benefícios como a melhoria de postura, do equilíbrio muscular, da capacidade física, o fortalecimento da coluna vertebral, o aumento da força muscular e da resistência cardiovascular e a perda de peso, enquanto traz pouco impacto às articulações e trabalha o corpo todo.
O treino suspenso pode ser feito de modo individual e em grupos grandes ou pequenos. Ele pode ser realizado por homens e mulheres de qualquer idade, que tenham diversos tipos de condicionamento físico, diferentes objetivos em relação à boa forma, treinamento e reabilitação.
No Pilates, é muito útil na definição da powerhouse, na melhoria da flexibilidade, na força e estabilização articular de membros superiores (braços) e inferiores (pernas).
Basta pendurá-la numa porta, árvore ou qualquer suporte resistente a 1,80m do chão e pronto!
De modo geral, é ideal para trabalhar os músculos: bíceps, tríceps, peitoral, deltóides, rombóides, glúteos, bíceps femoral, complexo adutor, quadríceps e gastrocnêmio.
Benefícios de exercícios com a fita de suspensão
- Melhoria da força e da flexibilidade
- Possibilidade de treinar a força funcional
- Melhoria da postura
- Melhoria do equilíbrio muscular
- Fortalecimento da musculatura que envolve a coluna
- Melhoria da capacidade atlética
- Melhoria e manutenção do tônus muscular
- Melhoria da coordenação motora
- Fortalece a musculatura do abdominal (powerhouse), coluna lombar, braços, quadril e pernas
- Melhoria da função cardiorrespiratória
- Grande dispêndio calórico por treino (no mínimo 300kcal)
- Promove o bem-estar mental
A Fita de suspensão é um equipamento muito prático e por isso, é ideal para as aulas de Pilates. Porém, é importante utilizá-lo de maneira correta, para que seu aluno possa conquistar seus reais objetivos.
O melhor curso!
O melhor curso para aprender a trabalhar com fitas de suspensão é VOLL Suspension. Ele foi desenvolvido por profissionais da Fisioterapia e da Educação Física, com prática e teoria sempre alinhadas: oferecemos para nossos alunos um material didático GRATUITO para consulta. Além disso, você terá acesso à plataforma do aluno, com 80 exercícios bônus além do curso VOLL Suspension. Clique aqui!
Espero que você tenha gostado desse texto. Se quiser receber mais textos como esse, entre no grupo de Whatsapp para receber textos e informações do nosso material.
Você pode ter um material mais aprofundado sobre esse tema. A Quero Conteúdo disponibiliza dezenas de materiais sobre Pilates para estudantes e profissionais. Entre em contato com nossa consultora clicando na imagem abaixo!
0 Comentários