Benefícios de exercícios com a fita de suspensão no Pilates






Os exercícios em suspensão são um método de exercícios físicos que foram criados na Marinha americana pelo ex-comandante Randy Hetrick na década de 90, quando percebeu a dificuldade que seus soldados tinham para manter a forma e o condicionamento físico quando eles tiveram que ficar confinados durante 15 dias por conta de uma missão. Para aliviar o estresse causado pela situação, Hetrick improvisou um treino com pedaços de paraquedas, uma faixa de Jiu Jitsu e um mosquetão e elaborou a primeira versão do que viria a ser chamado de TRX Suspension Training, um programa de treinamento funcional suspenso.

Os exercícios de treinamento suspenso são feitos com uma fita que deve ser acoplada a um local seguro. O praticante pode se exercitar utilizando as mãos ou os braços e ficará com uma parte de seu corpo suspenso ou inclinada para a parte de dentro ou de fora das correias do equipamento enquanto malha.

O aparelho pesa em torno de 1 kg e permite que o praticante faça um treino de força que promete benefícios como a melhoria de postura, do equilíbrio muscular, da capacidade física, o fortalecimento da coluna vertebral, o aumento da força muscular e da resistência cardiovascular e a perda de peso, enquanto traz pouco impacto às articulações e trabalha o corpo todo.

O treino suspenso pode ser feito de modo individual e em grupos grandes ou pequenos. Ele pode ser realizado por homens e mulheres de qualquer idade, que tenham diversos tipos de condicionamento físico, diferentes objetivos em relação à boa forma, treinamento e reabilitação.

No Pilates, é muito útil na definição da powerhouse, na melhoria da flexibilidade, na força e estabilização articular de membros superiores (braços) e inferiores (pernas).

Basta pendurá-la numa porta, árvore ou qualquer suporte resistente a 1,80m do chão e pronto!

De modo geral, é ideal para trabalhar os músculos: bíceps, tríceps, peitoral, deltóides, rombóides, glúteos, bíceps femoral, complexo adutor, quadríceps e gastrocnêmio.

Benefícios de exercícios com a fita de suspensão

  • Melhoria da força e da flexibilidade
  • Possibilidade de treinar a força funcional
  • Melhoria da postura
  • Melhoria do equilíbrio muscular
  • Fortalecimento da musculatura que envolve a coluna
  • Melhoria da capacidade atlética
  • Melhoria e manutenção do tônus muscular
  • Melhoria da coordenação motora
  • Fortalece a musculatura do abdominal (powerhouse), coluna lombar, braços, quadril e pernas
  • Melhoria da função cardiorrespiratória
  • Grande dispêndio calórico por treino (no mínimo 300kcal)
  • Promove o bem-estar mental

 A Fita de suspensão é um equipamento muito prático e por isso, é ideal para as aulas de Pilates. Porém, é importante utilizá-lo de maneira correta, para que seu aluno possa conquistar seus reais objetivos.

O melhor curso!

O melhor curso para aprender a trabalhar com fitas de suspensão é VOLL Suspension. Ele foi desenvolvido por profissionais da Fisioterapia e da Educação Física, com prática e teoria sempre alinhadas: oferecemos para nossos alunos um material didático GRATUITO para consulta. Além disso, você terá acesso à plataforma do aluno, com 80 exercícios bônus além do curso VOLL Suspension. Clique aqui!






Comente:

Nenhum comentário