O Método Pilates desenvolve a estabilidade proximal, ou seja, controle do tronco sem tensionar a coluna, para que todos os movimentos sejam controlados em uma base estável.
1) Swan
Passo 1 – Deite-se de bruços com a palma das mãos perto dos ombros. Inspire enquanto encaixa a escápula nas costelas, alongue a coluna e contraia o abdômen.
Passo 2 – Expire ao elevar a cabeça e o tórax, como se estivesse alongando o esterno e permitindo a liberação da parte superior da coluna, alongando-a. Inspire.
Passo 3 – Retorne à posição inicial enquanto expira.
2) Cat
Passo 1 – Coloque as mãos no solo diretamente sob os ombros e os joelhos diretamente sob o quadril, mantendo a parte inferior da coluna em posição neutra. Inspire.
Passo 2 – Expire contraindo o abdômen contra a coluna, flexionando a coluna e encostando o queixo no peito.
Passo 3 – Retorne à posição inicial enquanto inspira.
Passo 4 – Enquanto expira, permita que a coluna se alongue, contraia os glúteos, encaixe as escapulas nas costelas e alongue delicadamente o pescoço olhando para cima. Retorne à posição inicial.
3) Shoulder Bridge
Passo 1 – Deite-se de barriga para cima com as pernas flexionadas e paralelas, os braços estendidos ao lado do corpo com as palmas das mãos voltadas para baixo. Inspire, encaixe a escápula nas costelas, alongue a coluna e contraia os músculos do abdômen.
Passo 2 – Expire ao elevar a pelve até a altura da metade da coluna, contraia o abdômen, os glúteos e os músculos da região posterior da coxa, colocando o peso no pé.
4) Leg Pull Front
Passo 1 – Ajoelhe apoiando-se nas mãos e nos pés, com a palma da mãos exatamente abaixo dos ombros. Contraia os abdominais profundos e estenda as pernas até que o corpo esteja em posição de flexão com o peso nos dedos dos pés.
Passo 2 – Inspire para elevar a perna direita um pouco acima da pelve. Expire para trazer a perna de volta ao solo. Repita o exercício na perna esquerda, ajoelhando-se novamente para encerrar.
5) Leg Pull Back
Passo 1 – Sente-se com as pernas estendidas, a coluna alongada, os ombros relaxados, as palmas apoiadas no solo próximas à pelve até que as pernas e braços estejam totalmente estendidos, mantendo a contração do abdômen, dos glúteos e do quadríceps.
Passo 2 – Estenda a perna esquerda com o pé em ponta, mantendo o nível da pelve de forma que a cabeça e os dedos do pé estejam na mesma altura. Expire para abaixar a perna pouco acima do solo e repita o movimento.
Passo 3 – Repita com a perna direita. Abaixe as nádegas em direção ao solo para retornar à posição inicial.
6) Swimming
Passo 1 – Deite-se de bruços com as pernas estendidas. Encaixe a escápula, estenda os braços para frente e contraia o abdômen. Inspire
Passo 2 – Expire, eleve o braço esquerdo, a perna direita e a cabeça, mantendo a nuca alongada, mantenha a pelve em posição neutra ao elevar braços e pernas e alongue a coluna.
Passo 3 – Inspire para abaixar as pernas e cabeça até a posição inicial, mantendo o alongamento da coluna e a ativação do abdômen. Expire para repetir do outro lado.
7) Side Kick
Passo 1 – Deite-se de barriga para baixo com os braços apoiando a parte superior do corpo, contraia o abdômen, alongue a coluna e eleve o tronco. Inspire
Passo 2 – Contraia a parte interna da coxa e os glúteos e levante o pé direito.
Passo 3 – Leve o calcanhar direito na direção da nádega direita enquanto expira, depois estique a perna direita no solo. Repita com a perna esquerda. Descanse na posição de relaxamento
Dica boa!
Entender como o corpo de movimenta em cada equipamento, sabendo qual é o músculo mais utilizado e o músculo menos utilizado fará com que sua aula seja diferenciada. Aposte no conhecimento de Biomecânica no Pilates.
Espero que você tenha gostado desse texto. Se quiser receber mais textos como esse, entre no grupo de Whatsapp para receber textos e informações do nosso material.
Você pode ter um material mais aprofundado sobre esse tema. A Quero Conteúdo disponibiliza dezenas de materiais sobre Pilates para estudantes e profissionais. Entre em contato com nossa consultora clicando na imagem abaixo!
0 Comentários