Prática de Pilates fortalece a coluna e previne dores






As dores na região lombar podem afetar homens e mulheres em diferentes faixas etárias e até mesmo um público mais jovem como crianças e adolescentes. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cerca de 85% das pessoas sofrem ou irão sofrer com dores lombares, sendo que em grande parte é o público feminino o mais acometido.
 
Os motivos para o acometimento dos incômodos na região são muitos: fatores hereditários, traumas de repetição no trabalho e no esporte, a ingestão de bebidas alcoólicas, o tabagismo, idade avançada e, especialmente, os maus hábitos posturais ao longo do dia. Na fase adulta, ao menos 1% da população exibe dores consideradas intensas e permanentes na parte inferior das costas.


 
Essas dores intensas podem afetar, inclusive, o nervo ciático. Isso porque, as dores crônicas atingem uma área da coluna vertebral, que atua fornecendo o apoio corporal. "Quando as dores não são devidamente tratadas, podem provocar danos como degeneração dos discos intervertebrais e, consequentemente, contribuir para o surgimento de hérnia de disco e osteofitose (bico de papagaio)", descreve Montenegro.
 
Para prevenir os incômodos, o ideal é não descuidar da postura no dia a dia, pois quando o alinhamento vertical está correto o corpo realiza movimentos de maneira mais eficaz, evitando a sobrecarga de determinadas regiões. Uma atividade que ajuda a fortalecer a região lombar e, com isso, evita o acometimento de lesões é o Pilates. O Pilates trabalha diferentes músculos do corpo. De modo que, a prática correta do método melhora o fortalecimento dos músculos fracos e alonga os encurtados, garantindo uma melhor flexibilidade e mobilidade das articulações.
 
A técnica também prioriza a concentração como elemento-chave para sua realização, pois a atenção no exercício melhora a consciência do praticante sobre o seu corpo. O Pilates prioriza o controle e a precisão na execução dos movimentos, proporcionando ao aluno um melhor aproveitamento dos benefícios que a atividade oferece.
 
Um exemplo disso é o benefício da prevenção de lesões a partir do fortalecimento de músculos que dão mais estabilidade para as articulações. È  importante deixar claro que a prática deve respeitar os limites do corpo. Portanto, a indicação é que a carga e a dificuldade dos exercícios aumentem conforme o praticante consiga realizá-los sem compensações.
 
Veja quais são os benefícios da prática de Pilates:
 
·         Previne lesões;
 
·         Previne fraturas osteoporóticas;
 
·         Corrige a postura;
 
·         Corrige problemas graves de movimento;
 
·         Ajuda a evitar problemas da coluna como hérnias de disco;
 
·         Favorece a circulação do sangue;
 
·         Combate o estresse;
 
·         Melhora a respiração;
 
·         Estimula a coordenação motora.
 





Comente: