Não existe uma regra quanto ao uso das diferentes bolas no Pilates. Porém, quando trabalhamos com o contemporâneo, devemos ter senso em utilizarmos o Pilates com acessórios sem fugir das especificações do Método e principalmente devemos conhecer estes acessórios e como utilizá-los corretamente.
Vamos a descrição de alguns acessórios para o Pilates em forma de bola e que podem ser usados para praticantes de todos os níveis.
Um dos acessórios para pilates solo mais comuns e possivelmente um dos mais utilizados nessa modalidade, devido à sua versatilidade. Utilizada especialmente para exercícios que demandam força e equilíbrio corporal, esse item é indispensável no seu estúdio!
O aluno utiliza-se do próprio peso para fazer os exercícios que podem ter como foco trabalhos como:
Mobilização de coluna;
Alongamentos;
Equilíbrio;
Fortalecimento;
E em alguns casos, um misto de todos.
Tamanhos:
Podem ser adquiridas em diferentes tamanhos, que devem ser utilizados observado a altura de cada aluno. A recomendação é a seguinte:
Bola de Pilates pequena (até 55 cm): Para alunos que medem entre 1,60 – 1,75 cm
Bola de Pilates média (65 cm): Para alunos que medem entre 1,75 cm – 1,95 cm
Bola de Pilates grande (75 cm ou mais): Para alunos que medem mais de 1,95 cm
A recomendação é adquirir pelo menos os 3 tamanhos acima mencionados, possibilitando aos instrutores do seu estúdio que atendam à alunos de todas as alturas. É um dos acessórios para pilates solo fundamentais!
Mini ball
Pode trazer instabilidade para os músculos centrais e estabilizadores locais na região lombo pélvica, mas também pode ser um acessório proprioceptivo para ligar musculaturas, como, por exemplo, músculos adutores. Facilita o movimento para trabalhar extensões da coluna torácica.
Stability ball
Também traz instabilidade, mas em toda a estrutura (não apenas no centro do corpo).
Ajuda a encontrar o tom muscular adequado para trabalhar, sendo também uma boa aliada para trabalho tanto de flexão como extensão de coluna, devido à sua forma.
Tonning ball
Sua principal característica é o peso que traz, adicionando a carga de trabalho uma cadeia cinética aberta.
São bolas macias feitas de material emborrachado e preenchidas geralmente com areia. Podem pesar desde 0,5 até 6 kg.
Geralmente utilizamos a Tonning Ball nas mãos, podendo trabalhar por exemplo estabilidade e fortalecimento das musculaturas de ombros e outros músculos dos membros superiores.
Discos de Propriocepção
Os discos de propriocepção tem sido amplamente utilizados pelos instrutores nas aulas de Pilates com acessórios e apresentam-se numa forma mais segura de trabalho com instabilidade corporal.
Como qualquer acessório temos que ser muito criteriosos no uso, sempre respeitando a condição física, faixa etária e necessidade individual, para citar alguns exemplos.
Para finalizar, vou te sugerir um curso online de Pilates com Acessórios, com um bom custo x benefício. Este curso tem como objetivo ajudar a montar estratégias de adaptação dos exercícios, dar maior possibilidade de variações para quem trabalha sem os aparelhos de Pilates e introduzir o método de forma mais simples para quem tem dúvidas se quer fazer uma formação completa no método. Clique aqui e saiba mais!
Espero que você tenha gostado desse texto. Se quiser receber mais textos como esse, entre no grupo de Whatsapp para receber textos e informações do nosso material.
Você pode ter um material mais aprofundado sobre esse tema. A Quero Conteúdo disponibiliza dezenas de materiais sobre Pilates para estudantes e profissionais. Entre em contato com nossa consultora clicando na imagem abaixo!
0 Comentários