Quais são as bolas para usar nas aulas de Pilates?





Olá! Eu sou a Dani e esse texto falará sobre Quais são as bolas para usar nas aulas de Pilates?. Entre no nosso grupo de Whatsapp clicando aqui

 


Não existe uma regra quanto ao uso das diferentes bolas no Pilates. Porém,  quando trabalhamos com o contemporâneo, devemos ter senso em utilizarmos o Pilates com acessórios sem fugir das especificações do Método e principalmente devemos conhecer estes acessórios e como utilizá-los corretamente.

Vamos a descrição de alguns acessórios para o Pilates em forma de bola e que podem ser usados para praticantes de todos os níveis.

Bola de Pilates

Um dos acessórios para pilates solo mais comuns e possivelmente um dos mais utilizados nessa modalidade, devido à sua versatilidade. Utilizada especialmente para exercícios que demandam força e equilíbrio corporal, esse item é indispensável no seu estúdio!

O aluno utiliza-se do próprio peso para fazer os exercícios que podem ter como foco trabalhos como:

Mobilização de coluna;
Alongamentos;
Equilíbrio;
Fortalecimento;
E em alguns casos, um misto de todos.

Tamanhos:

Podem ser adquiridas em diferentes tamanhos, que devem ser utilizados observado a altura de cada aluno. A recomendação é a seguinte:

Bola de Pilates pequena (até 55 cm): Para alunos que medem entre 1,60 – 1,75 cm
Bola de Pilates média (65 cm): Para alunos que medem entre 1,75 cm – 1,95 cm
Bola de Pilates grande (75 cm ou mais): Para alunos que medem mais de 1,95 cm

A recomendação é adquirir pelo menos os 3 tamanhos acima mencionados, possibilitando aos instrutores do seu estúdio que atendam à alunos de todas as alturas. É um dos acessórios para pilates solo fundamentais!

Mini ball

Pode trazer instabilidade para os músculos centrais e estabilizadores locais na região lombo pélvica, mas também pode ser um acessório proprioceptivo para ligar musculaturas, como, por exemplo, músculos adutores. Facilita o movimento para trabalhar extensões da coluna torácica.

Stability ball

Também traz instabilidade, mas em toda a estrutura (não apenas no centro do corpo).

Ajuda a encontrar o tom muscular adequado para trabalhar, sendo também uma boa aliada para trabalho tanto de flexão como extensão de coluna, devido à sua forma.

Tonning ball

Sua principal característica é o peso que traz, adicionando a carga de trabalho uma cadeia cinética aberta.

São bolas macias feitas de material emborrachado e preenchidas geralmente com areia. Podem pesar desde 0,5 até 6 kg.

Geralmente utilizamos a Tonning Ball nas mãos, podendo trabalhar por exemplo estabilidade e fortalecimento das musculaturas de ombros e outros músculos dos membros superiores.

Discos de Propriocepção

Os discos de propriocepção tem sido amplamente utilizados pelos instrutores nas aulas de Pilates com acessórios e apresentam-se numa forma mais segura de trabalho com instabilidade corporal.

Como qualquer acessório temos que ser muito criteriosos no uso, sempre respeitando a condição física, faixa etária e necessidade individual, para citar alguns exemplos.

Para finalizar, vou te sugerir um curso online de Pilates com Acessórios, com um bom custo x benefício. Este curso tem como objetivo ajudar a montar estratégias de adaptação dos exercícios, dar maior possibilidade de variações para quem trabalha sem os aparelhos de Pilates e introduzir o método de forma mais simples para quem tem dúvidas se quer fazer uma formação completa no método. Clique aqui e saiba mais!


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .


Comente:

Nenhum comentário