Pilates inserido na Fisioterapia em Idosos






O Pilates para Idosos é uma técnica dinâmica que visa trabalhar força, alongamento e flexibilidade, preocupando-se em manter as curvaturas fisiológicas do corpo e tendo o abdômen como centro de força, o qual é trabalhado constantemente em todos os exercícios da técnica, realizados com poucas repetições.

A técnica apresenta muitas variações de exercícios e benefícios que ajudariam a prevenir e proporcionar um alívio de dores crônicas.

Acesse o Blog Pilates em Idosos, só com textos de Pilates para Idosos

Pode ser realizada por idosos que buscam alguma atividade física, por indivíduos que apresentam alguma patologia ou cirurgia musculoesquelética onde a reabilitação é necessária.

Ó método Pilates trabalha principalmente o fortalecimento muscular, a flexibilidade, a postura, os equilíbrios estáticos e dinâmicos, a coordenação motora, a estimulação proprioceptiva, a melhora da capacidade cardiorrespiratória e a consciência corporal.

Para incluir o Pilates no tratamento de Fisioterapia nos idosos,é preciso que o instrutor entenda sobre o processo de envelhecimento, associado aos conhecimentos em biomecânica, morfologia, fisiologia e fisiopatologia do envelhecimento humano. Ele precisa escolher com sabedoria cada exercício e de acordo com a leitura do movimento realizar as adaptações necessárias para prevenir e evitar lesões durante a prática do método Pilates para idosos.

É preciso também realizar a leitura do movimento e transmitir de forma segura e eficaz para a população idosa um repertório do método Pilates que atenda as reais necessidades funcionais dos idosos.

Só assim teremos resultado eficientes usando o Pilates na Fisioterapia de idosos. E consequentemente proporcionar resultados eficientes,

Antes de terminar esse texto, preciso te indicar o ebook Fisioterapia em Gerontologia e Geriatria: Uma Realidade Prática.  Este e-book demonstra o contexto do envelhecimento no Brasil, oferecendo ao fisioterapeuta embasamento, com técnicas e conduta para atuar em aspectos comuns na assistência ao idoso. Clique aqui e saiba mais!





Comente:

Nenhum comentário