Pilates na hiperlordose cervical e lombar








Por se tratar de um método que desenvolve o corpo de maneira uniforme, o Pilates é totalmente indicado para o tratamento dos casos de desvios posturais.

Essas alterações da estrutura corporal acabam acentuando as curvaturas da coluna vertebral, tornando-a muito mais vulnerável às tensões mecânicas e lesões.

É aí que aparecem os desvios posturais, tais como a hiperlordose cervical, hipercifose dorsal, hiperlordose lombar e escoliose, e hérnias discais, que são reflexos do mal uso de várias outras articulações como as dos ombros, braços, quadris, joelhos, pés, e etc.

HIPERLORDOSE CERVICAL

A hiperlordose cervical é caracterizada pelo aumento da curvatura da coluna na região cervical, podendo ser flexível ou irredutível. Esse problema causa alterações anatômicas levando a um dorso curvo, encurtamento vertebral e até mesmo dificuldade em respirar, já que reduz a capacidade de sustentação da coluna vertebral e da expansão torácica. Para compensar a estrutura do corpo, e evitar dores e desconfortos, a cabeça é projetada à frente da linha de gravidade, ocasionando uma hiperlordose cervical.

HIPERLORDOSE LOMBAR

É um aumento anormal da curvatura lombar. Pode ocorrer dor nas costas principalmente em atividades que acentuam a lordose, ficar em pé por um longo período por exemplo, pode se tornar uma atividade muito desagradável. Ainda, em casos de desequilíbrio muscular importante, bem como ósseo, pode acontecer de o abdome ser projetado para frente, deixando a barriga saliente e acentuando significativamente as dores.

O pilates é uma técnica de reeducação do movimento, que trabalha e reequilíbrio muscular do corpo todo, e é composto por exercícios baseados na biomecânica da anatomia humana, restabelecendo e aumentando a flexibilidade e força muscular do praticante sem passar do limite do seu corpo, preservando a segurança nos movimentos e a efetividade deles em aliviar dores e não causar novas lesões e dores musculares e articulares.

Com ajuda daqui

Tenha um ebook gratuito sobre Pilates no Ombro. Clique aqui AGORA!  





Comente: