Aparelhos mais usados no Pilates







O Pilates caracteriza-se por exercícios que envolvem contrações concêntricas, excêntricas e principalmente isométricas, com ênfase no power house (composto pelos músculos abdominais, transversoabdominal, multífidos e assoalho pélvico), responsável pela estabilização estática e dinâmica do corpo5.

De acordo com conceitos atualizados do método, atribui-se aos músculos posturais uma grande influência no alinhamento postural do corpo. Nesse sentido, os preceitos de concentração, controle motor e precisão dos exercícios6 parecem estimular a percepção e alinhamento corporal, tendo como base respostas proprioceptivas.

A intensidade dos exercícios desenvolvidos nos equipamentos é fornecida através das molas. Estas são classificadas através de cores diferentes que se classificam em preta, vermelha, verde, azul e amarela, em ordem decrescente de intensidade. Além de oferecerem resistência nos treinamentos, muitas vezes são usadas como assistência durante o movimento.

Os aparelhos são descritos a seguir:

REFORMER: o primeiro equipamento construído por Pilates. Caracteriza-se por ser em forma de cama e é composto por um carrinho deslizante e cinco molas (duas vermelhas nas extremidades, uma azul, verde e amarela no meio), barra alta e baixa que podem ser utilizadas em dois níveis de alavanca, perto (mais intenso) ou mais afastado (menos intenso), dos pés da cama; cordas que são utilizadas com alças nos pés ou de mãos; acessórios (caixa longa, meia lua, plataforma).

CADEIRA: é um aparelho em forma de cadeira com duas molas de mesma intensidade, pedal antiderrapante e três pares de parafusos em escalas (alavancas) que favorecem o controle de carga.

CADILLAC: possui duas barras de ferro fixas a um colchão, barra de trapézio, dois pares de alça de tornozelo e coxa ajustável, duas barras móveis -uma vertical e outra horizontal, e é utilizado para os exercícios aéreos.

BARREL: é um aparelho de degraus dispostos como em um espaldar com uma meia lua fixa à frente.

WALL UNIT: aparelho de ferro fixo na parede e um colchão. Contem um par de molas, alças de pés e de mãos, barra móvel, cinto de segurança e dez pares de ganchos que quanto mais altos maior a intensidade impressa no exercício.

COMBO CHAIR: equipamento semelhante ao wunda chair, mas que possui pedais separados para proporcionar trabalho assimétrico simultâneo. Contem dois apoios laterais de ferro, dois pares de molas, ganchos para molas, dois pedais para movimento alternado e independente que quando fixo por um bastão se transformam em um único pedal.

Para o profissional que trabalhar com Pilates, é importante estar atentos a vários tipos de problemas que podem aparecer nos estúdios. Recomendo a coletânea de Pilates com 5 livros digitais   da Voll Pilates, traz uma abordagem sobre a atuação do Pilates em várias patologias e são suficientes para transformar definitivamente sua maneira de atender praticamente todos os casos de patologias de Ombro, Joelho, Quadril, Neuro e Desvios Posturais.





Comente:

Nenhum comentário