Pilates no tratamento de lesões no Quadril







Pilates é utilizado como recurso terapêutico por profissionais habilitados (fisioterapeutas) auxiliando na prevenção e reabilitação de diversas lesões e patologias, dentre elas as patologias do quadril.

Essa uma articulação comumente acometida por patologias que têm como fator causal alterações congênitas, a degeneração articular decorrente do uso excessivo da mesma e desequilíbrios musculares.

Quando aplicamos o Método com nossos pacientes, estamos trabalhando fortalecimento e alongamento de forma equilibrada, buscamos o equilíbrio entre força e flexibilidade promovendo uma melhora em desvios posturais e alterações osteomusculares ou reumáticas. O método estimula a circulação, trabalha o condicionamento físico, melhora o alongamento e a flexibilidade e promove o alinhamento postural. Se formos mais afundo, o Método melhora a consciência corporal e a coordenação motora dos praticantes. Esse conjunto de benefícios auxilia na prevenção e no tratamento de lesões crônicas, como as o quadril. 

A grande maioria das patologias do quadril inicia a partir de um desequilíbrio muscular, ou então evoluem com desgaste articular. Dessa forma, o Pilates pode auxiliar no condicionamento físico sem promover estresse sobre a articulação, e sem fadigar a musculatura, uma vez que não se trabalha com muitas repetições durante os exercícios e não é utilizada muita carga.

Como a técnica nos permite aplicar ampla variedade de exercícios, podemos intervir de forma terapêutica, tanto nas patologias do quadril mais leves quanto nas mais graves. Os movimentos desenvolvidos durante a aula podem ser mais simples para as pessoas mais acometidas, da mesma forma que podemos intensificá-los e promover maiores desafios para os praticantes que não tem disfunção tão grave.

O Método baseia-se na ativação constante do core, músculos que estão envolvidos direta ou indiretamente com a lombar, pelve e quadril. Portanto, o fato de estarmos ativando essa musculatura constantemente traz vantagens na intervenção das desordens de quadril. A boa flexibilidade e a força muscular desse grupo de músculos estão associadas não só à menor incidência de lesões lombar e de quadril, como no sucesso do tratamento de patologias já instaladas.

Quando se trata de patologias que envolvem desgaste, estudos apontam que o Pilates pode ser um bom aliado na manutenção da pressão arterial e na promoção da calcificação óssea.

No caso dos pacientes que optam, junto ao médico, por realizar a cirurgia, o Método pode ser utilizado tanto no pré-operatório quanto no pós-operatório. Em ambas as fases, os exercícios buscam melhorar a força, mobilidade e amplitude do movimento, reestabelecendo sua funcionalidade. Como o Método não oferece riscos à articulação é possível iniciar os movimentos e exercícios precocemente, o que acelera o processo de recuperação do paciente, nos casos de tratamento pós-operatório.

Podemos perceber que o Pilates oferece benefícios na prevenção de lesões e no trabalho de forma ampla e com segurança para os pacientes que já têm lesão, independente da desordem de quadril apresentada. Jospeh Pilates já afirmava que os benefícios do seu método só dependem da execução dos exercícios com fidelidade aos seus princípios. Sendo assim, vamos dar algumas sugestões de exercícios que podem ser realizados com pacientes que nos procuram para auxiliar no tratamento destas lesões.

É preciso muito conhecimento para se especializar em tratamento para o quadril, usando exercícios físicos como ferramenta. O Programa de Certificação Completa de Excelência em Quadril traz vários assuntos para te dar o know how sufiente para atender alunos e pacientes com segurança. Não deixe de conhecer! Clique aqui e saiba como participar da Programa de Certificação Completa de Excelência em Quadril





Comente:

Nenhum comentário