Pilates para Emagrecimento







O método Pilates é uma atividade física que trabalha o corpo como um todo, sendo assim é uma atividade completa que tem como objetivo fornecer o controle consciente de todos os movimentos e proporcionar o equilíbrio das forças o corpo.

O método se baseia em seis princípios para realização de exercícios, sendo eles: respiração, concentração, precisão, controle e fluidez. E através da prática disciplinadas o Pilates vai alongar e aumentar a flexibilidade do corpo, além de fortalecer as articulações.


Esse é o principal objetivo do método, ele não é uma atividade voltada para a perda de peso, por isso se seu aluno busca seu Studio com essa finalidade deve ser explicado que esse não é o foco, mas ele pode ajudar no emagrecimento.

Por gerar um baixo gasto calórico, a gente não pode afirmar que o pilates é suficiente para a perda de peso. Por outro lado, ele é capaz de definir o corpo todo. E se somarmos isso a uma alimentação equilibrada e atividades aeróbias, podemos sim provocar o emagrecimento. 

Segundo alguns estudos, em aulas de Pilates focada na perda de peso, de em média 1h, é possível perder cerca de 400 – 500 calorias, dependendo do estilo da aula.

Não é um número tão expressivo, pois como já dissemos esse não é o objetivo do Método, certo? Porém, se você aliar uma alimentação saudável, de preferência com orientações profissionais, é sempre uma boa ideia. Além de poder aliar o Pilates a outra prática de exercícios com maior gasto calórico.

Ao buscar melhorar e manter a força muscular no Centro (Core e Power House)o corpo começa a queimar de forma natural, um maior nível de gordura abdominal (visceral) e é aqui que o Pilates cumpre seu papel de transformação. É importante agregar que a combinação desta disciplina como exercício cardiovascular moderado e uma alimentação saudável, irão ajudar o aluno a alcançar seu objetivo de uma maneira mais rápida e prolongada.

O instrutor que deseja ministrar o Pilates com essa finalidade (perda de peso e gordura) pode-se utilizar como ferramenta as ''toning balls'' e também os pesos livres (de 2 a 3 quilos) trabalhando todos os músculos de maneira fluída e integral, com distintas combinações e progressões de um mesmo movimento.

A meta principal é que o aluno pratique uma aula desafiadora à nível técnico e físico para que chegue a ver resultados estéticos depois de vinte sessões.



 




Comente:

Nenhum comentário