Pilates, hidroginástica e lian gong são bons exercícios de baixo impacto




Exercícios de baixo impacto são lentos, eficientes e ideais para quem está sedentário há muito tempo. Pilates, hidroginástica e lian gong, por exemplo, trabalham a musculatura interna, evitam uma sobrecarga nos ossos e nas articulações e previnem lesões.

A fisioterapeuta Maria Emília Mendonça e o preparador José Rubens D'Elia falaram no Bem Estar desta sexta-feira (23) sobre ginástica holística, para você alinhar seu pé, tornozelo, quadril, cabeça e o corpo todo. A técnica é uma ótima dica para melhorar a postura e vai ao encontro da medicina chinesa, que é preventiva (contra doenças como artrite, artrose, osteoporose, etc), e não curativa (quando o problema já existe).

A fisioterapeuta indicou um peso com saquinho de feijão de 1 kg para treinar a força, a resistência e o equilíbrio. Ele também serve para firmar e massagear os pés.

Os músculos têm a cor vermelha porque são muito irrigados por sangue, que carrega oxigênio e nutrientes. Essa alta vascularização garante aos músculos um maior potencial de recuperação e regeneração se comparados aos tendões e ossos, que são brancos.

O melhor lugar para começar a praticar exercícios é dentro de casa mesmo. Por essa razão, o programa ensinou movimentos que você pode fazer no dia a dia, sem precisar de nenhum ambiente ou preparo especial. A dica vale principalmente para quem não tem tempo ou condições financeiras de frequentar uma academia.

Se você sentir dor após algum movimento, pare. Exercício que dói não faz bem para a saúde, nem na hora, nem depois. A dor pode ser um sinal de que você está exigindo demais do seu corpo, exagerando na carga ou na intensidade do exercício.

É bem diferente do incômodo que se pode ter após uma sessão de alongamento ou do cansaço decorrente de uma atividade. Portanto, fique atento à resposta que seu organismo dá.

Quando estiver seguro, faça exercícios coletivos, que são um incentivo a mais para quem está em busca de uma vida ativa. Isso porque eles têm um ritmo a ser seguido e proporcionam uma maior socialização. Você pode conhecer pessoas, fazer amigos e ser incentivado a continuar saudável.

Os exercícios de baixo impacto também são recomendadíssimos para quem está acima do peso e precisa se movimentar. E é importante variar as atividades, principalmente no começo, para que você não se canse e seu corpo não se acomode. Quanto mais músculos a atividade mover e quanto mais prazer ela trouxer, melhores resultados terá.

O pilates é uma mistura de conceitos e técnicas que promovem o fortalecimento e o alongamento dos músculos, além de ser um exercício completo, porque envolve a correção postural e a coordenação da respiração.

A atividade é indicada para pessoas acima de 9 anos e traz benefícios tanto para quem é sedentário quanto para os atletas. Além disso, tem vantagens para os idosos, pois recupera a elasticidade do corpo e previne o encurtamento dos músculos.


Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui




Comente: