Saiba mais sobre o Pilates para Gestantes






A gravidez é um momento mágico na vida de uma mulher! Mas também é um período um tanto complicado. As emoções afloram, os hormônios se alteram e as mudanças físicas acontecem de forma avassaladora, causando, em muitos casos, dores, desequilíbrios e desconfortos.

Diversos estudos apontam os benefícios da atividade física durante a gravidez, que pode durar até 42 semanas.

Os movimentos, quando realizados de forma adequada e sob orientação de um profissional especializado, podem ajudar a amenizar muitos desses sintomas comuns na gestação. O que proporciona mais qualidade de vida à futura mamãe.

Por ser um método de exercícios de baixo impacto, que não provoca sobrecargas nas articulações, o Pilates é um dos mais indicados na gestação (em qualquer estágio da gravidez).

Uma pesquisa da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo descobriu que 65% das mulheres grávidas não praticam o tempo mínimo de atividades físicas recomendado pela Secretaria e pela Organização Mundial da Saúde: 30 minutos diários contínuos. A diminuição do nível de exercícios aumenta o risco de hipertensão, diabetes e ganho de peso na gravidez.

Ao longo do estudo, 127 mulheres grávidas, com idades entre 16 e 40 anos, utilizaram o "pedômetro" - aparelho que mede o número de passos dados - além de responderem a questionários específicos. No início da gravidez, as mulheres se exercitavam por, pelo menos, 30 minutos de forma contínua. O nível de atividades caiu 34% no segundo trimestre da gravidez. No terceiro, a redução foi de 41%, em relação ao início da gestação.

"Os motivos apresentados pelas mulheres vão desde excesso de peso até a influência de familiares e amigos que as orientam a se preservarem, não fazerem exercícios" afirmou o presidente do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs) - parceiro do estudo -, Timóteo Araújo.

O ginecologista e diretor da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, Luciano Pompei, explica que em casos de risco de aborto o exercício físico não é recomendado, mas se for uma gravidez saudável ele é muito bem vindo. "Exercício não provoca aborto", desmistificou ele as crenças de algumas grávidas. "O ginecologista analisa cada caso individualmente e recomenda as atividades de acordo com o condicionamento físico da grávida", afirmou.

Resultado de imagem para pilates em gestantes

Um ponto importante levantado por Pompei é que a mulher que sempre foi sedentária não pode "querer virar atleta na gravidez". Segundo ele, para quem não está acostumado às atividades físicas, o melhor é começar com caminhadas leves. "Quando a barriga ganha volume, um dos esportes indicados é a hidroginástica, pois alivia o peso, cansa menos e é confortável para gestante", concluiu.

Apesar de ser cada vez mais comum, o pilates para gestantes ainda causa dúvidas para quem deseja praticar essa atividade, pois o professor escolhido deve oferecer todo o apoio e direcionamento para que os objetivos sejam alcançados.

O aumento do peso ocorre conforme a gestação avança e leva o corpo a se adaptar, fazendo com que seja alterado o centro de gravidade e a rotação da pelve, além de aumentar a elasticidade dos ligamentos e da curvatura lombar. Essas mudanças são naturais e acompanham toda o período da gestação, provocando uma série de incômodos para a mulher.

Devido a essas mudanças que o corpo passa durante a gravidez, permitindo que o bebê se adapte dentro do útero conforme cresce, é comum que as gestantes experimentem diversas sensações de dor. Isso é causado principalmente por conta da mudança do centro de gravidade.

Quando não há um preparo das estruturas corporais para essa sobrecarga, resulta em reações na região lombar, o que pode também ser provocado por tensões musculares. Por conta disso, a prática de pilates contribui para que o corpo se adapte da melhor maneira à nova forma adquirida, além de preparar os músculos para o momento do nascimento do bebê.

Entre no Grupo de Whatsapp para obter infomrações sobre Pilates para Gestantes e ter um desconto especial no Curso Completo.
Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui




Comente: