Características da aula de Pilates




http://4.bp.blogspot.com/_nLn8OsGGaIg/TUh4l2icd3I/AAAAAAAAAIM/4QnHcu5PFbQ/s1600/luiza+brunet.png
O pilates é uma técnica que fortalece os músculos fracos, alonga os músculos que estão encurtados e aumenta a mobilidade das articulações, proporcionando o melhor condicionamento do corpo, prevenindo e aliviando dores lombares.

Seis princípios básicos regem o pilates. São eles: precisão, controle, movimento fluído, respiração, centro de força e concentração, sendo os três últimos os mais importantes. Na aula experimental, o instrutor ensina o aluno esses princípios, que serão fundamentais para execução dos movimentos, que enfatiza a importância da respiração no pilates. Como regra geral, na preparação do movimento, o aluno inspira e, após realizá-lo, é momento de expirar.  Os alunos têm escolhido o Pilates porque além desta modalidade auxiliar efetivamente no processo de emagrecimento – por acelerar o metabolismo, culminando no gasto calórico – e de oferecer tonicidade muscular, os exercícios de Pilates oferecem ainda algumas bonificações.

É  uma atividade física que trabalha todo o corpo. Chama-se de trabalho global, pois envolve todos os membros. Mesmo que o exercício seja para os braços, por exemplo, as pernas também estão sendo requisitadas. Suas aulas de pilates seguem a um padrão pré-determinado, começando pelo alongamento, exercícios dos membros superiores e inferiores, e finalizando com relaxamento.

Os exercícios são feitos em aparelhos, como cadillac, que trabalha os músculos profundos do abdômen, desenvolve a flexibilidade da espinha, fortalece as costas e alonga o corpo todo. A cadeira, outro aparelho do pilates, não foi desenvolvida para sentar e sim para o alongamento e o rebalanceamento de músculos que foram lesionados.

Além do cadillac e da cadeira, há outros equipamentos utilizados no pilates, sendo que todos eles possuem molas para dar resistência ou assistência, ou seja, dificultar ou auxiliar a execução dos exercícios.

Os exercícios com bolas são feitos no solo, em que o aluno trabalha a área abdominal do corpo, tonificando e definindo músculos e melhorando a flexibilidade do corpo.

Os profissionais habilitados para aplicar o método criado por Joseph Pilates são os fisioterapeutas e os educadores físicos. Na teoria, os professores de educação física deveriam cuidar da prevenção de dores aplicando a técnica do pilates. Enquanto os fisioterapeutas usariam a atividade para reabilitação dos membros superiores e inferiores. Na prática, profissionais das duas áreas trabalham tanto na prevenção quanto na reabilitação.


Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui




Comente: