Pilates para corredores com dores na Coluna






A dor nas costas ou dor na lombar, infelizmente, faz parte da rotina de boa parte da população. Os brasileiros se queixam regularmente de fortes dores nas costas, seja ao caminhar, ao fazer as atividades diárias da casa e no trabalho. Além disso, é comum ouvir até mesmo reclamações por parte de corredores profissionais.

É mais comum do que se imagina, mesmo a pessoa sendo praticante de corrida há pouco tempo, reclamar que tem a sensação é de que a coluna está "travada". Qualquer movimento, pequeno que seja, é extremamente incômodo, como se o corpo não aguentasse realizar as suas funções musculares naturais. Isso ocorre principalmente pela falta regular de exercícios físicos. Uma vida sedentária faz com que o músculo não esteja preparado para realizar determinados movimentos.

Mesmo para quem corre, é preciso se reeducar e mudar velhos hábitos que acabam prejudicando a coluna, tais como o sedentarismo, a postura inadequada e o tabagismo. Incluir uma série de cuidados no dia a dia também pode aliviar as dores: reserve um tempo do seu dia para repousar, coloque compressas mornas nas costas e receba massagens. Fazer exercícios de pilates também pode ajudar bastante na prevenção e no tratamento de dores na coluna.

Por que o pilates pode ser um aliado no combate a dores nas costas?

O pilates está em ascensão no mercado brasileiro. O aumento se deve à divulgação e ao barateamento dos equipamentos. Pilates é uma atividade física que consiste na realização de uma série de exercícios com a supervisão de um profissional, normalmente um fisioterapeuta. Os exercícios podem ser realizados solo ou em equipamentos. O pilates é recomendado para quem precisa iniciar um processo de reabilitação física ou apenas para melhorar a qualidade de vida.

Muitas pessoas procuram o pilates para ajudar a aliviar as fortes dores nas costas. O pilates irá ajudar a trabalhar os músculos e recuperar a coluna a partir de exercícios específicos. A série de exercícios tem por objetivo ativar partes estratégicas da coluna e estabilizar a postura.

Além de fortalecer os músculos, o pilates também é educativo. Os professores conscientizam os alunos sobre a importância de manter uma boa postura, fazendo com que o próprio aluno se policie e procure se corrigir.

Prevenção e tratamento são a solução para as dores nas costas

A prevenção é a melhor maneira de evitar problemas de saúde. Quem sente fortes dores na coluna deve procurar um médico para tratamento e melhor orientação da prática da corrida. A busca por tratamentos alternativos, como o pilates, também é altamente recomendado. No entanto, é importante salientar que o pilates é um tratamento complementar, ao se sentir quaisquer dores nas costas, a avaliação de um médico é fundamental e seguir à risca o tratamento.

Ao optar pelo Pilates, é necessário que o praticante de corrida procure por locais sérios e confiáveis para realização do tratamento indicado, seja ele sessões de fisioterapia, seja a prática de pilates.

Cinco benefícios do pilates para quem corre:

1. Alongamento dos membros inferiores: os exercícios do pilates promovem o alongamento dos músculos dos membros inferiores, reduzindo a chance de lesões e mantendo o bom equilíbrio muscular.

2. Fortalecimento dos músculos dos membros inferiores: músculos fortes são fundamentais para quem corre, tanto para melhorar a performance, como para evitar lesões.

3. Treinamento de equilíbrio: muitos exercícios no Pilates podem melhorar o equilíbrio, o que auxilia muito na corrida.

4. Reforço muscular do "core": músculos do "core" são aqueles da região central do corpo, pélvicos, abdominais e lombares. São muito importantes na estabilização do corpo durante diversas atividades triviais e ainda mais importante em manter a estabilidade na corrida. Um "core" fortalecido reduz o risco de lesões na corrida.

5. Treinamento postural: o Pilates pode auxiliar na manutenção da postura adequada através de exercícios específicos. Manter a postura adequada é importante durante todo o dia e também muito importante para evitar lesões na corrida.

Alie o Pilates a corrida e tenha um melhor desempenho. Além de evitar dores na coluna, potencializará outros aspectos como os listados acima.

Boa sorte!


Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui




Comente:

Nenhum comentário