Como o Pilates ajuda a diminuir dores no Joelho?





O Método Pilates utiliza de movimentos que estimulam a contração do corpo como todo, de maneira que todas as cadeias musculares são ativadas e trabalhadas com vigor, quando os movimentos são bem executados e devidamente corrigidos.

Os exercícios têm uma natureza corretiva, que buscam simetria, organização e controle corporal. Há um estímulo constante à dedicação do praticante para que sua mente controle o corpo através da respiração e da atenção aos detalhes exigidos em cada movimento. Poderíamos dizer que uma sessão bem trabalhada, funcionaria como uma meditação através do movimento.

O joelho pode sofrer diversos tipos de patologias que prejudicam as nossas vidas trazendo muitos problemas (e muita dor).

Dentre as patologias podemos citar:

  • Condromalácia patelar –  um tipo de lesão que afeta a patela onde ocorre uma alteração na articulação, como se a cartilagem amolecesse causando um desgaste.
  • Lesão no ligamento cruzado – uma lesão que ocorre na parte da articulação do joelho que liga o osso da coxa (fêmur) ao osso da perna (tíbia).
  • Luxação patelar – é quando ocorre o deslocamento de um osso de formato triangular que fica localizado na frente do joelho causando uma dor intensa.
  • Lesões no menisco – é uma lesão que ocorre nas estruturas fibrocartilaginosas em formato de meia lua, de consistência semelhante à de uma borracha, que ficam no interior dos joelhos.
  • Tendinite patelar – é uma inflamação que ocorre nos tendões que estão localizados abaixo da patela.
  • Lesão no ligamento medial – ocorre quando esse ligamento sofre algum tipo dano.
  • Artrose do joelho – doença que ataca as articulações.
  • Síndrome do corredor – é uma inflamação que atinge a região lateral da coxa
  • Cisto de Baker – é quando aumenta a produção de líquido sinovial causando um cisto.

O Método Pilates também tem como objetivo fortalecer o corpo ajudando no condicionamento físico, desta forma ele age em possíveis lesões e colabora no processo de reabilitação como é o caso do tratamento do joelho.

Quando você sente algum tipo de dor no joelho, você acaba modificando a sua postura devido a forma de andar que também fica debilitada por conta da dor.

Esta mudança causa desequilíbrios em outras partes do corpo podendo acarretar em tipos de dores diferentes como no caso do quadril e da coluna.

Com os movimentos fornecidos pelos exercícios do Método, você conseguirá o alinhamento das pernas e evitará que a dor se espalhe por uma parte diferente do corpo.

As molas auxiliam na ADM ativa-assistida, ou seja, o praticante realiza o movimento com o auxílio de uma força externa, assim, ao mesmo tempo em que a mola assiste, ela também pode ser utilizada como resistência para melhorar a resistência muscular. Além das molas, é usado o próprio peso corporal do praticante para ganho de força muscular.

Mas lembre-se, para realizar esse tratamento do joelho através do Pilates é necessário estar presente nas aulas regularmente para que seu instrutor possa te ajudar na hora de realizar os exercícios corretamente.





Comente:

Nenhum comentário