Pilates Matwork x Pilates em Aparelhos




O Pilates Matwork  é praticado no chão (tapete) e em grupo, o Pilates Studio é praticado em aparelhos específicos e em sessões privadas ou pequenos grupos.

Quando alguém decide optar pela prática de Pilates depara-se com a escolha entre Mat ou Estúdio. Para uma decisão informada convém estar ciente das características de cada uma destas abordagens. Enquanto o Pilates Mat é feito no solo com alguns acessórios, a versão de Estúdio utiliza diversos tipos de aparelhos mais sofisticados.

No solo a resistência da gravidade desempenha um papel maior para conseguir sustentar as posturas. Pode acontecer que a execução de alguns exercícios seja um pouco mais intensa quando se trabalha igualmente alongamento, tonificação muscular e equilíbrio. Assim o principal desafio é imposto pelo peso do próprio corpo e a sua dinâmica.

Os acessórios incorporados nas aulas de Pilates Mat são desafiantes e divertidos (também usados no Pilates Estúdio). O mais conhecido é a bola mas há outras variedades: flex rings, meia-lua, rolos, bandas elásticas, pesos, discos de rotação, Bosu, etc. Estes acessórios diversificam os exercícios e possuem um papel motivador para os praticantes. Por outro lado promovem a variação dos exercícios, a aplicação de diferentes movimentos, o aumento do desafio, a diminuição do grau de dificuldade e permitem a adaptação para aqueles que não conseguem realizar o movimento na versão completa.

Quando em Estúdio, os exercícios são realizados com aparelhos, geralmente estruturas de madeira ou metal equipadas com molas, roldanas, fitas, etc. Neste caso os aparelhos ajudam o praticante a executar a postura e os movimentos sem erros e com maior diversidade, com diferentes graus de intensidade, e de acordo com cada indivíduo. Ao contrário do Pilates Mat em que o programa de treino é mais ou menos igual para todo o grupo, no Pilates com aparelhos o treino é personalizado; o professor estabelece um programa individual para cada praticante. Os aparelhos permitem maior flexibilidade para atender às necessidades e aos objectivos de cada um.

Idealmente é aconselhado começar a prática de Pilates na versão Estúdio pois é o modo mais eficaz para aprender e desenvolver os princípios de movimento estabelecidos por Joseph Pilates. Uma vez adquiridos estes princípios, a pessoa estará pronta para praticar Pilates Mat com o máximo de aproveitamento, com a vantagem de poder praticar verdadeiro Pilates em qualquer lugar.


Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui




Comente: