Pilates Matwork x Pilates em Aparelhos




O Pilates Matwork  é praticado no chão (tapete) e em grupo, o Pilates Studio é praticado em aparelhos específicos e em sessões privadas ou pequenos grupos.

Quando alguém decide optar pela prática de Pilates depara-se com a escolha entre Mat ou Estúdio. Para uma decisão informada convém estar ciente das características de cada uma destas abordagens. Enquanto o Pilates Mat é feito no solo com alguns acessórios, a versão de Estúdio utiliza diversos tipos de aparelhos mais sofisticados.

No solo a resistência da gravidade desempenha um papel maior para conseguir sustentar as posturas. Pode acontecer que a execução de alguns exercícios seja um pouco mais intensa quando se trabalha igualmente alongamento, tonificação muscular e equilíbrio. Assim o principal desafio é imposto pelo peso do próprio corpo e a sua dinâmica.

Os acessórios incorporados nas aulas de Pilates Mat são desafiantes e divertidos (também usados no Pilates Estúdio). O mais conhecido é a bola mas há outras variedades: flex rings, meia-lua, rolos, bandas elásticas, pesos, discos de rotação, Bosu, etc. Estes acessórios diversificam os exercícios e possuem um papel motivador para os praticantes. Por outro lado promovem a variação dos exercícios, a aplicação de diferentes movimentos, o aumento do desafio, a diminuição do grau de dificuldade e permitem a adaptação para aqueles que não conseguem realizar o movimento na versão completa.

Quando em Estúdio, os exercícios são realizados com aparelhos, geralmente estruturas de madeira ou metal equipadas com molas, roldanas, fitas, etc. Neste caso os aparelhos ajudam o praticante a executar a postura e os movimentos sem erros e com maior diversidade, com diferentes graus de intensidade, e de acordo com cada indivíduo. Ao contrário do Pilates Mat em que o programa de treino é mais ou menos igual para todo o grupo, no Pilates com aparelhos o treino é personalizado; o professor estabelece um programa individual para cada praticante. Os aparelhos permitem maior flexibilidade para atender às necessidades e aos objectivos de cada um.

Idealmente é aconselhado começar a prática de Pilates na versão Estúdio pois é o modo mais eficaz para aprender e desenvolver os princípios de movimento estabelecidos por Joseph Pilates. Uma vez adquiridos estes princípios, a pessoa estará pronta para praticar Pilates Mat com o máximo de aproveitamento, com a vantagem de poder praticar verdadeiro Pilates em qualquer lugar.





Comente: