Exercícios de Pilates para Desvios Posturais







A técnica do Pilates ajuda a evitar lesões na coluna e prevenir doenças. No Pilates conseguimos um treinamento muscular mais específico em aulas personalizadas. Trabalha-se com a estabilização da coluna, que é o fortalecimento dos músculos profundos, responsáveis por manter as vértebras e seus componentes articulares na posição correta. Os exercícios evitam problemas como: hérnias de disco, espondilólise, protusão discal e desvios posturais (escoliose, cifose e lordose).

O Pilates trabalha com a concentração, a precisão, o controle, a fluidez e a respiração, sendo reconhecida como uma técnica eficaz para a prevenção e o tratamento de problemas na coluna. Os músculos exercem um papel fundamental para garantir uma postura correta, uma vez que servem de sustentação dos ossos. O fortalecimento dos músculos da coxa e da pelve (que interferem na postura), por exemplo, é de extrema importância. Uma vez fortalecidos através da técnica do Pilates, esses músculos podem melhorar além da postura, a mobilidade e a tonicidade.

O Pilates também estimula a consciência corporal, capaz de levar o praticante a uma correção natural de seus vícios de postura do dia-a-dia. Não é à toa que tantas pessoas têm aderido à técnica. Os alunos percebem as mudanças na saúde e na estética ao iniciarem as primeiras aulas.


Veja quais são as posições e técnicas:

Para Cifose
Fortalecer costas: sentado em uma cadeira com pesos nas mãos (pode ser garrafas de água, com água ou areia dentro), encostar o tronco nas coxas e realizar movimentos com os braços semiestendidos em direção ao teto.
Alongar peitoral: sentado em uma cadeira, abrir os braços entendidos na altura do ombro e forçá-los para trás, tentando aproximar as mãos atrás das costas.

Para Lordose
Fortalecer abdômen: deitado em um colchonete, apoiar as mãos em baixo das costas, na região lombar e, com os joelhos unidos e flexionados realizar movimentos de abdominal, aproximando os joelhos do peito.
Alongar dorsais: deitado em um colchonete abraçar os joelhos em direção ao peito.

Para Escoliose
Como esse desvio pode ocorrer tanto na coluna lombar quanto na torácica é necessário saber exatamente onde está o desvio para realizar os exercícios:

Lombar
Fortalecer abdômen: Deitado sobre um colchonete, apoiar as mãos embaixo das costas, na região lombar, e com os joelhos unidos e flexionados realizar movimentos de abdominal, aproximando os joelhos do peito.
Alongar cadeia lateral: sentado em uma cadeira elevar o braço direito entendido na direção do teto e inclinar o tronco para o lado esquerdo, depois repetir para o outro lado.

Torácica
Fortalecer costas: sentado em uma cadeira com pesos nas mãos (pode ser garrafas de água, com água ou areia dentro), encostar o tronco nas coxas e realizar movimentos com os braços semiestendidos em direção ao teto.

Alongar cadeia lateral: sentado em uma cadeira elevar o braço direito estendido na direção do teto e inclinar o tronco para o lado esquerdo, depois repetir para o outro lado.

Conheça um livro digital sensacional que vai te ensinar o passo a passo do Pilates para Desvios Posturais. É um livro de consulta para sua vida profissional.





Comente:

Nenhum comentário