Exercícios para fortalecimento abdominal no Pilates






Não há dúvidas que um dos benefícios do pilates é o fortalecimento abdominal. Região essencial do corpo para manutenção de uma postura , a boa estrutura desta região traz saúde e qualidade de vida para as pessoas.

Isso nao quer dizer que outros tipos de treinamento não possam ser usados. Ainda mais se forem específicos. Para os profissionais que querem aprender mais sobre essa região, indico o curso online de treinamento abdominal, que oferece ao profissional conhecimentos sobre anatomia e cinesiologia, fisiologia do exercício, prescrição de treino para a região abdominal é muito importante.

O Pilates é uma prática que tem como foco principal o fortalecimento da base que sustenta nosso corpo, mais especificamente a região do core, abdômen e lombar. Desta forma, mesmo em exercício onde o foco seja outro grupamento muscular, tanto o abdômen, como o core e a lombar estarão ativados. Quando um aluno inicia nas aulas de Pilates, o professor busca nas primeiras aulas trabalhar com o controle tônico desta região e o controle da respiração, desta forma enfatizando esta musculatura do abdômen em específico.

Exercícios de fortalecimento abdominal do Pilates

Existem uma série de exercícios que auxiliam na melhora do fortalecimento abdominal, mas como cada pessoa tem suas especificidades, vou mostrar os mais comuns e básicos que podem ser feitos por praticamente todas as pessoas:

Ponte

Este é um dos exercícios mais comuns para a região abdominal e não é exclusividade do Pilates. Podemos ver em diversas academias pessoas executando este exercício. Ele apresenta diversas variações, com enfoque em músculos abdominais variados.

Lateral

A ponte lateral tem como foco o fortalecimento dos músculos oblíquos do abdômen. Para pessoas mais avançadas, a ponte pode ser feita apoiando-se sobre a mão, aumentando a alavanca e consequentemente a intensidade. Podem ser feitas repetições de até 25 segundos para cada lado. Pessoas com problemas de ombro, como bursite ou síndrome do impacto devem evitar este tipo de exercício pela grande solicitação estática desta articulação.

Frontal:

Você pode executar a ponte frontal para fortalecer a musculatura abdominal medial. Assim como no exercício anterior, você pode usar variações que aumentam ou diminuem a intensidade. O ideal é que quando o exercício se tornar fácil, se modifique algum fator que aumente a intensidade, ao invés de se aumentar o tempo em contração estática. Como no exercício anterior, pessoas com problemas de ombro devem evitar este tipo de exercício.

Abdominal na bola

Por causa da superfície instável que causa uma sobrecarga maior sobre esta região. Pela grande variabilidade de exercícios que você pode fazer usando a bola suíça, ficaria inviável falar de todas aqui. Neste sentido, este vídeo apresenta uma boa amostra de variações possíveis.


Utilizando esses exercícios você conseguirá um fortalecimento da musculatura abdominal bastante acentuado. É muito importante que você busque um fortalecimento por completo de seu corpo e não apenas da região abdominal e lombar.



Comente: