Como fazer Pilates no colchonete




 

O método Pilates foi criado por Joseph H. Pilates, nascido na Alemanha em 1880. Por ter sido uma criança doente, que sofria de asma, raquitismo e febre reumática, Joseph dedicou-se durante toda a sua vida à tarefa de tornar-se fisicamente forte.

Em sua juventude, tornou-se especialista em cultura física, mergulho, esqui, ginástica, artista de circo e treinador de autodefesa. Após a Primeira Guerra Mundial, Pilates treinou e cuidou de enfermos e pessoas em reabilitação, montando assim, um programa de treinamento e condicionamento físico.

Joseph praticava o que pregava e teve uma vida longa e saudável. Hoje seus métodos de exercícios são utilizados por companhias de dança, times de atletas profissionais, Spas, clubes, academias e muitos estúdios de Pilates espalhados pelo mundo. Desta forma, os exercícios vêm se tornando cada vez mais populares entre o público em geral.

Os exercícios estimulam o sistema circulatório, oxigenando o sangue, fortalecendo o sistema imunológico, auxiliando a drenagem linfática e liberando as endorfinas que são responsáveis pela sensação de bem-estar. Também tem por objetivo flexibilizar a coluna, melhorando a postura e promovendo um melhor alinhamento corporal e melhor resistência pulmonar e cardíaca.

O programa combina métodos orientais através da calma, concentração, respiração, harmonia entre corpo e mente e a percepção de si mesmo como um todo a métodos ocidentais enfatizando também o tônus muscular, a força, a flexibilidade entre outros fatores.

O programa pode ser feito através de aparelhos e equipamentos como Mat (colchonete), parede, molas, barril, círculo, cadeira, reformer, etc. Se você não tem equipamentos, ainda assim poderá realizar parte do programa com o auxilio apenas de um colchonete ou mesmo num tapete.

Aliás, estes exercícios no colchonete servem de base para todos os demais, enfatizando o fortalecimento do centro de força (abdome e tronco), maior mobilidade articular, maior flexibilidade, melhora na resistência muscular e no controle dos movimentos com uma maior consciência corporal.

O uso do Mat é a forma mais popular do método Pilates uma vez que é mais econômica, podendo ser realizada em casa. Conheça abaixo alguns exercícios deste programa que vem alcançando cada vez mais adeptos.





Comente:

Nenhum comentário