Pilates pode ajudar na prevenção da Osteoporose





Imagem relacionada


O pilates é um exercício que tem ganhado bastante visibilidade quando o assunto são idosos. A prática é benéfica, pois ajuda a prevenir doenças, reduz dores, previne lesões, corrige a postura, fortalece o corpo, aumenta o equilíbrio e proporciona o bem estar. Além disso, os pilates engloba uma série de exercícios que são feitos de maneira calma e eficaz. Sendo assim, diminuem as chances de movimentos que prejudiquem ou causem dano a saúde do idoso.

A osteoporose
A osteoporose é uma condição mais comum em mulheres acima dos 45 anos que deixa os ossos frágeis e porosos. À medida que vai progredindo com o avançar da idade, a doença aumenta o risco de fraturas, especialmente do quadril, da costela e colo do fêmur.

A estrutura do nosso esqueleto vive em constante renovação. Ganhamos massa óssea até os 20 anos de idade e perdemos com maior velocidade depois dos 40. Dois tipos de células – os osteoclastos e os osteoblastos – estão envolvidos no ciclo de renovação dos ossos. Os osteoclastos promovem a absorção de minerais, eliminando áreas de tecido ósseo e criando umas cavidades.

Os osteoblastos, por sua vez, são encarregados de preencher essas cavidades, produzindo ossos novos. Para isso, usam o cálcio, absorvido com a ajuda da vitamina D. Assim, a cada três meses 10% do esqueleto se renova.

A primeira etapa da degeneração óssea, chamada osteopenia, tem início com o desequilíbrio entre as células de absorção e de regeneração. Ou sejam os osteoclastos passam a agir mais rapidamente, degradando osso com maior velocidade do que os osteoblastos são capazes de repor.

O Pilates

Os cuidados com o nosso corpo devem ser constantes, em qualquer fase da vida, para que possamos envelhecer com saúde e poder aproveitar todas as fases da vida com plenitude.  Com o envelhecimento, a prática de atividades físicas deve ser mais constante para que no futuro não haja aquelas dores chatas que incomodam.

Uma das atividades mais procurada na terceira idade para fortalecer os ossos e a mente é o pilates entre os seus benefícios nessa fase da vida é o aumento do equilíbrio corporal, para assim, ajudar a evitar quedas que infelizmente se agravam com a idade, coordenação motora como um todo e, principalmente, a recuperação mais rápida em casos de reabilitação pós cirúrgica e cardiovasculares.   Para as mulheres em especial o pilates pode auxiliar ao tratamento da osteopenia e osteoporose, resultantes da queda hormonal, consequência da menopausa.

O foco do pilates é fortalecer o tronco por entender que esta é a parte central do corpo, funcionando como seu núcleo. À medida em que envelhecemos, fica cada vez mais importante concentrar os esforços no fortalecimento dos músculos do tronco para que eles se mantenham firmes e possam dar o sustento necessário para a coluna e o restante do corpo.

O pilates trabalha o corpo por inteiro, dando atenção em toda organização corporal. O trabalho desenvolvido atinge todas as funções do corpo restabelecendo a qualidade da saúde física.  Melhora da consciência corporal, concentração e respiração, uma vez que os exercícios  são praticados com respiração longa e profunda.

Apesar da atividade ser indicada ela deve ser sempre orientada por um profissional capacitado no método, a fim de fazer uma conduta personalizada para cada indivíduo, atuando da melhor forma ao combate dos males provocados pela osteoporose.

Entre no grupo de Whatsapp e tenha seu desconto para o Curso de Pilates para Idosos




Comente:

Nenhum comentário