Pilates solo ou com aparelhos, qual dá mais resultado?




Pilates solo ou com aparelhos qual dá mais resulta

Bastante procurado por quem busca diferentes exercícios para deixar os músculos torneados e firmes, o pilates a cada dia ganha mais adeptos. Além dos benefícios já citados, a modalidade melhora a postura, o equilíbrio e a flexibilidade.

E quem deseja vestir a roupa de ginástica e se dedicar à modalidade tem a dúvida: é melhor praticar o pilates no solo ou com a ajuda de aparelhos? Será que existe muita diferença entre eles? 

A diferença entre as duas, está no nível de prática do aluno. Na modalidade solo, conhecida como Mat Pilates, a execução dos exercícios tendem a ser mais difícil, pois eles exigem força muscular, alongamento, equilíbrio e muita consciência corporal.

Já quem opta pelo Studio Pilates (assim é chamada a modalidade que faz uso de aparelhos) o praticante conta com a ajuda de molas que facilitam os movimentos. É o mais indicado para quem esta começando.

Independente da forma que você escolher para praticar o Pilates, saiba que ambas oferecem os mesmos benefícios: melhora do condicionamento físico global, da capacidade cardiorrespiratória, entre muitos outros.

O que muda mesmo é o grau de dificuldade. O solo exige mais controle, pois apresenta exercícios que utilizam o peso do próprio corpo. E os principais desafios para a execução são o equilíbrio e o alongamento. Já no pilates com aparelhos as molas facilitam o movimento e o equilíbrio.

É importante ressaltar que o uso ou não de aparelhos varia de acordo com o grau de dificuldade apresentado pelo praticante. Em determinados casos a mola pode dificultar ou facilitar ou movimentos. O ideal seria fazer as duas modalidades em conjunto para que a pessoa tenha alternativas de execução dos exercícios de maneira eficiente.

Para garantir a boa execução dos exercícios e evitar lesões, é importante que o praticante detentor de algum tipo de problema ortopédico, como hernia de disco, prótese de joelho entre outros mantenha seus exames sempre atualizados.


Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui




Comente: