5 exercícios de Mat Pilates com acessórios






O Pilates MAT prima pela qualidade de execução do movimento e não pela quantidade de exercícios ou de repetições. Todos os movimentos devem ser realizados com muita concentração e consciência corporal, utilizando a força de gravidade para fortalecer a musculatura. A musculatura abdominal é o foco central desses exercícios e sua ativação deve estar sincronizada com a respiração torácica lateral.

Nível básico

  • Pilates PSM Power

O Power é um movimento que envolve mais força, com ação multifuncional, sem um foco específico. Utiliza os acessórios: Faixa Elástica, Bola, Overball, Bosu e outros que estiverem disponíveis.

O processo Power é feito em solo, com a utilização de acessórios diversos. Permite dinamismo nos movimentos em decúbito dorsal, lateral ou ventral, com ação de power house, quadríceps, cervical e elevação de pernas para aceleração de retorno venoso, aumentando a resistência e a força.

Nível intermediário

  • Roll-up

Pode ser feito com um Overball nas mãos. O aluno fica deitado em decúbito dorsal, com o corpo todo estendido no chão, os braços para trás segurando o acessório, inspirando profundamente pelo nariz.

Ele deve tentar sentar-se, indo em direção aos pés com o Overball e expirando. Depois ele volta à posição deitada, inspirando inicialmente e, de forma lenta, expirando enquanto tenta voltar para a posição inicial.

  • The Saw

Pode ser feito com a utilização de Faixa Elástica. Sentado de perna afastada com o acessório fora dos dois tornozelos, fazendo força nos abdutores, o aluno desce o tronco de forma contralateral, indo de encontro ao pé direito com a mão esquerda.

Depois ele repete o processo para o outro lado, enquanto mantém a resistência tentando afastar as pernas com a Faixa Elástica.

Nível Avançado

  • Teaser

Pode ser feito com o acessório Bola. Ela fica entre as duas pernas, que devem ser elevadas. Esse movimento é feito com o aluno sentado com os braços estendidos em direção aos pés.

  • Hip Circles

Utiliza o Flex Ring. As pernas ficam elevadas e o acessório entre elas, com o aluno em sedestação (posição sentada), com os braços apoiados atrás e as mãos no chão.

Ele deve fazer movimentos de círculos com as duas pernas para o lado direito e depois para o lado esquerdo, acionando o power house, e com extensão completa das duas pernas elevadas.

Surpreenda seus alunos com +400 exercícios de solo e variações com acessórios 84% dos alunos sentem falta de exercícios de solo em suas aulas. Clique aqui e tenha um livro digital com centenas de exercícios de Mat Pilates


Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui




Comente:

Nenhum comentário