Princípios do Método Pilates






Para que haja uma mudança no corpo e melhora dos níveis de condicionamento, é importante entender os princípios norteadores do método, que ajudam a estabelecer padrões saudáveis de movimento. O equilíbrio entre corpo e mente parece ser o centro de todo o processo, pois ambos precisam ser coordenados para se atingir o máximo resultado com gasto mínimo de energia mental e física.

Concentração

    É de fundamental importância colocar atenção nos movimentos executados, unir corpo e mente durante todos os exercícios, visualizando o movimento para que o sistema nervoso central escolha melhor o conjunto de músculos para realizá-los.

    A concentração é o elemento principal para conectar mente e corpo, a mente comanda a ação física, quando trabalhar uma área, deve-se prestar atenção naquela área, esse é o poder da mente.

Respiração

    Pilates enfatiza a importância de manter a circulação do sangue pura. A pureza é o resultado de uma respiração adequada ao exercício, oxigenando o sangue e eliminando os gases nocivos.

    Camarão (2004) diz que para que o corpo receba a quantidade de oxigênio necessária para um bom funcionamento, do corpo para desempenhar os exercícios, deve-se respirar de forma correta, inspirando pelo nariz e expirando pela boca.

Centralização

    O corpo humano tem um centro físico onde se originam todos os movimentos, chamado de Powerhouse ou Core (abdômen, parte inferior das costas e glúteos). O Pilates objetiva fortalecer esse centro, melhorando a postura, definindo o abdômen, e prevenindo dores nas costas.

Controle

    "A contrologia começa no controle mental sobre os músculos" Joseph H. Pilates, s/d

    Realizar os exercícios de forma controlada é outro elemento chave no Método Pilates. Manter o controle nos movimentos é fundamental para a realização correta dos exercícios, evitando lesões e produzindo uma musculatura forte, esbelta e funcional (DILLMAN, 2004).

Precisão

    A precisão caminha lado a lado com o controle, após o domínio da técnica do controle é fundamental executar os exercícios com movimentos precisos.

Movimento fluido

    Parte da originalidade do método Pilates advém da fluidez com que os exercícios devem ser realizados. Os movimentos não devem ser rápidos e abruptos, e sim a importância esta em sentir os movimentos suaves e fluidos, mas em constate dinâmica.

    A resistência também faz parte dos princípios do método Pilates, pois à medida que os exercícios são executados com perfeição, você percebe que a resistência e força aumentam.

Para quem trabalha com Pilates, eu tenho uma ótima indicação para o trabalho de patologias de ombro, desvios posturais ou pilates nas escolioses.

Saiba mais clicando:








Comente:

Nenhum comentário