Acessórios e Equipamentos utilizados no Mat Pilates





A variedade de exercícios propostos pelo Pilates consegue atuar em diferentes músculos do corpo, desde aqueles que você está habituado a fortalecer na academia, até os que não costumam ser trabalhados normalmente.

O Mat Pilates consiste no conjunto de exercícios realizados no Mat (colchonete). As primeiras aparições dessa modalidade de pilates foram em prisões inglesas durante a Primeira Guerra Mundial (1914 -1918).

Tenha material para Estudo do Pilates

Joseph Pilates, por ser alemão, foi considerado como inimigo e feito prisioneiro na Inglaterra. Lá, visando manter o bem-estar físico e mental seu e de seus colegas, incentiva-os à prática de atividades físicas. Nessa época começa a desenvolver exercícios de chão, que evoluíram para o que hoje chamamos de Mat Pilates.

A criação desses exercícios de chão (solo) foi anterior à época em que Joseph começou a adaptar macas e cadeiras de rodas para atividades físicas. Isso só ocorreu quando ele se tornou enfermeiro dentro da prisão, em uma época posterior à primeira. Os exercícios de Mat Pilates, portanto, foram as primeiras aparições do método.

No livro "Return to life through Contrology" (1945), de autoria de Joseph Pilates e William John Miller, está registrada a sequência original de exercícios de Mat Pilates criada por Joseph, totalizando 34 práticas.

O Pilates também fortalece a musculatura central do corpo — o famoso core —, região que combina abdômen, pelve e coluna.

Isso significa que, além de tonificar uma região que é essencial para a prática de esportes e de diversas atividades físicas, você ainda garante um abdômen sarado.

A prática do Mat Pilates pode ser executada só com o colchonete, mas também pode ser feita com acessórios e até com equipamentos.

Acessórios

Existe uma grande variedade de acessórios que podem ser utilizados no Mat Pilates. Veja alguns que são sugeridos por Croccia:

  • Flex Ring
  • Foam Roll
  • Meia Lua
  • Toning Ball
  • Bola
  • Bosu
  • Faixa Elástica

Equipamentos

Aparelhos também podem ser incorporados às práticas de Mat Pilates. Alguns que são bem propícios para isso são:

  • Prancha de Molas
  • Wall Unit
  • Step Chair

As aulas de pilates levam, tipicamente, de 45 minutos a 1 hora e a recomendação é de que sejam praticadas alguns dias por semana, sem contraindicações em relação à prática diária. Seu nível de intensidade é de moderado à exigente e trabalha pontos como concentração e respiração.





Comente:

Nenhum comentário