Principais equipamentos para o Pilates







O Pilates é uma modalidade que pode ser feita tanto no aparelhos quanto no solo. E, para ajudar a praticante a fazer os exercícios que o método propõe, alguns equipamentos são muito importantes. 

Muito mais do que apenas criar, Pilates, revolucionou a vida de muitos de seus alunos durante a formação do Método, que até então era conhecido como Contrologia.

Veja os principais:

Reformer




Reformer talvez o mais famoso de todos os aparelhos de Pilates. Com o seu sofisticado sistema de molas, correias e polias, mais de 100 exercícios podem ser realizados sobre este aparelho surpreendentemente versátil.

O cerne está no “carrinho” em que se pode sentar, ajoelhar, ficar de pé ou deitar de frente, costas ou lateral. O usuário empurra e puxa para fora da “barra de pés” com os braços, pernas, pulsos e tornozelos para deslizar para frente e para trás ao longo dos trilhos de uma forma controlada, enquanto a tensão nas molas gentilmente trabalha os músculos. Ele ajuda a estabelecer a estabilidade do tronco e alinhamento postural durante o trabalho dos membros periféricos em uma amplitude de movimento. As molas ajustáveis permitem a progressiva resistência, que ajuda a alongar e fortalecer os músculos. Ele torna-se uma forma eficaz, sem impacto de alongamento e tonificação treino que é delicado para as articulações

Cadillac



Este é um dos aparelhos de Pilates que possui diversas opções de ferramentas para seus exercícios: molas de perna, de braço, alças para exercícios aéreos, barras e alavancas que permitem ao instrutor de Pilates aplicar exercícios dos mais simples para os alunos mais debilitados ou iniciantes, até os mais avançados para alunos já bastante experientes.


Ladder Barrel




Ladder Barrel, significa nada mais do que “Barril Escada”. E é isto que compões este aparelho, uma superfície curva, na forma de um barril, anexada a uma espécie de escada.
Excelente para exercícios de extensão e flexão das costas, o Ladder é um dos aparelhos de Pilates ser utilizado para fortalecer abdômen, coxas, pernas e glúteo.


Step Chair



Chair (também chamada de Step Chair, Wunda Chair, Combo Chair) é um dos aparelhos de Pilates mais versáteis. Mais de 75 exercícios podem ser executados na cadeira – acredite, ela faz uma grande adição à sua rotina de exercícios físicos.

Mais uma vez, a resistência da mola ajustável é a chave para o desafio com este aparelho. Na maioria dos modelos, são quatro molas e cinco posições de fixação da mola para possibilitar uma ampla gama de resistências diferentes. Este aparelho ativa a parte inferior das costas, nádegas, ombros, abdômen e região pélvica e aumenta a coordenação neuromuscular. De uma perspectiva de reabilitação, Chair é particularmente eficaz para o alongamento e reequilíbrio dos músculos.

Wunda Chair



Para possibilitar novos movimentos, Joseph primeiro tirou o encosto das costas da High Chair, mas manteve as duas molas no pedal. Depois ele pensou em torná-la mais desafiadora tirando também as alças, deixando a cadeira sem nenhum apoio para as mãos ou tronco.

A Wunda Chair é a versão mais difícil para a execução do repertório da Chair, além disso é possível combiná-la com os demais aparelhos para criar exercícios inovadores e ainda mais desafiadores.

A criação da Wunda Chair também foi baseada na ideia de criar um equipamento que as pessoas pudessem se exercitar em casa, e ao mesmo tempo, podendo se tornar parte da mobília da casa (para não ocupar espaço).

Se observar com cuidado, ao virar a cadeira pode-se usar a base como encosto e o degrau fechado como assento, transformando-a em uma cadeira comum.

Assim nasceu a Wunda Chair. Joseph não deixou de usar nenhum dos outros equipamentos de Pilates como a High Chair ou Arm Chair, ele inventou uma 3ª cadeira.

Prancha de Molas


Esse equipamento é versátil, barato e não ocupa muito espaço. É uma grande oportunidade para quem tem realmente poucos recursos e quer economizar ainda mais trocando o Cadillac por ela – mesmo havendo uma boa perda no repertório dos exercícios pode, ainda assim, ser uma solução. Mas outra grande aplicação interessante da prancha de molas é potencializando aulas de solo. Você que já tem aulas só de solo – numa academia ou numa clínica – que tal incluir quatro pranchas de molas e continuar dando uma aula em grupos personalizados só que com muito mais opções de exercícios? Ainda outra opção é para estúdios com um bom espaço e um alto fluxo de clientes nos horários de pico. É possível além dos quatro principais equipamentos agregar mais quatro pranchas de molas e trabalhar com até dois professores dentro do estúdio, dobrando a capacidade de atendimento.


Publicado em 31/03/14 e revisado em 19/10/20






Comente: