Cadillac: o equipamento ajustável de pilates








A primeira impressão do Cadillac é de “susto” e isso me diverte muito, já que pensam que é como uma máquina de “tortura”. Logo o aparelho começa a chamar mais atenção, quando explico que pode ser um aparelho amigável também e que, inclusive, podem se pendurar nele.
Aí é quando começam a se motivar e buscar desafios pendurando-se no Cadillac. Começamos geralmente a aproximação com Spread Eagle e, a medida que seus níveis vão avançando progressivamente, podem chegar a executar os Hanging Ups, Cat Walkover, Full, etc.


Além de oferecer uma grande diversidade de exercícios, o Cadillac tem a maioria de suas peças ajustáveis, sendo adaptável para qualquer usuário.
 
Seu extenso repertório proporciona mudanças na musculatura do centro do abdômen, desenvolve a flexibilidade da coluna, exercita a cintura escapular, fortalece as costas e estica todo o corpo.
 
O Cadillac é frequentemente usado para quem tem dificuldades de praticar certos exercícios de solo; ele também pode ser utilizado para fins fisioterapêuticos.

Série costas no Cadillac

Como fazer: Posicione-se ajoelhado em frente às alças de mão. Segure as alças firmemente mantendo o abdômen contraído. Primeiro inspire, leve a braço direito para trás, puxando a alça enquanto expira. Inspire devolvendo e repita o movimento com a outro braço. É importante sempre esperar uma mão voltar para iniciar o movimento com a outra.

Repetições: 10 vezes.

Benefícios: Simula o balanço da corrida nos braços.Nossas dicas podem ser feitas em casa ou em um estúdio. | Foto: Angela Bragato / Fotolia

Ponte

Como fazer: Deite de barriga para cima, flexione o joelho e pisando no chão bem próximo ao quadril. Posicione os braço firmemente na lateral do corpo. Inspire preparando, ao expirar eleve o quadril conecte o abdômen e o glúteo lá em cima, inspire de novo mantendo o peso do corpo entre os pés e os ombros, expire de novo e devolva o quadril ao chão.

Repetições: entre 10 e 12 repetições.

Benefícios: A principal vantagem é a mobilização da coluna, treina também bacia, costelas, cintura escapular, glúteos e coxas.


Prancha no solo

Como fazer: Ajoelhado, apoie as mãos no chão e mantenha o peso corporal em quatro apoios. Estenda os joelhos, sustentando o corpo com as mãos e pés. Inspire mantendo o alinhamento da prancha, o corpo todo conectado, abdômen e glúteos firmes. Expire trazendo um joelho em direção ao peito, tirando um dos apoios, inspira devolve. Expire e traga o outro joelho em direção ao peito, inspira devolve de novo.

Repetições: 20 repetições – 10 para cada perna.

Benefícios: Além de fortalecer braços e ombros, é excelente para as costas, pois trabalha a estabilidade. Alonga ombros e pernas, aumenta a flexibilidade da parte posterior do corpo, corrige a postura e define músculos.


Abdominal suspenso no Cadillac

Como fazer: Deite no aparelho e segure a barra de empurrar. Inspire e puxe a barra, empurrando ela pras trás e alongando os braços. Devolva a barra ao ponto inicial e leve a barra em direção ao teto estendendo as costas, subindo fazendo um abdominal até sentar, deixando a coluna neutra. Role a coluna pelo chão do equipamento, puxe a barra e devolve ela atrás, acima da cabeça

Repetições: 10 repetições.

Benefícios: Estabiliza a cintura, mobiliza a coluna vertebral e fortalece coluna, ombro, cotovelo e abdômen.

O Pilates tem a capacidade de fortalecer, tonificar e alongar os músculos de todo o corpo, principalmente o “core”, promovendo uma melhor sustentação da coluna, prevenindo lesões, movimentos mais leves e mais agilidade. Por isso, a prática é uma das mais saudáveis para atingir os resultados esperados.



Comente: