Pilates na Tensão Muscular






A tensão muscular que o nosso corpo recebe diariamente é imensa, principalmente nos ombros e no pescoço, e essa tensão está associada diretamente ao estresse.

Quando o organismo já não suporta a carga do estresse, seja ele físico ou mental, o nosso corpo entende que isso é uma agressão e a resposta imediata é a dor e a formação de nódulos de tensão, também chamados de trigger points.

Toda a nossa musculatura esquelética contém pontos que se tornam dolorosos quando ativados. Essa ativação pode acontecer por uma lesão muscular, esforço por tempo prolongado ou de forma repetitiva, por estresse físico ou muscular ou por deficiência nutricional. Quando esses pontos são ativados forma-se um nódulo (ponto gatilho ou trigger point).

O Pilates ajuda a melhorar a dor e evitar o surgimento desses nódulos. Ele estimula a circulação, melhora o condicionamento físico, a flexibilidade, o alongamento e o alinhamento postural, alem de proporcionar melhoras nos níveis de consciência corporal e da coordenação motora. Tais benefícios ajudam a prevenir lesões e proporcionar um alívio de dores crônicas, porem os mesmos dependem da execução de seus exercícios respeitando todos os 8 os princípios básicos do método.

A ação dentro do método se dá:

- Através da respiração, pois ajuda a relaxar;
- Exercícios de alongamento e relaxamento (só isso ajuda a aliviar significativamente as dores causadas por pontos gatilhos);
- Fortalecimento muscular (aumentando o fluxo de sangue que chega ao local);
- Consciência corporal (através da percepção do nosso corpo, podemos reconhecer essas tensões e mudar a posição do corpo em relação ao agente causal da dor).

Uma boa dica para seguir durante o dia é o relaxamento dos ombros fazendo movimentos circulares: levante-os até as orelhas, leve-os para trás e abaixe-os, repita 3 vezes e, em seguida, faça o movimento inverso, abaixe bem os ombros, leve-os para trás, levante-os até as orelhas e leve-os para frente, repita 3 vezes.

Para quem trabalha com Pilates, eu tenho uma ótima indicação para o trabalho de patologias de ombro ou desvios posturais. É importante o profissional estar atento a esses dois "problemas" porque, provavelmente, estarão associados ao paciente com Tensão Muscular. Então saiba mais clicando:





Comente:

Nenhum comentário